Rede municipal de Botucatu retoma aulas presenciais de parte das turmas nesta quarta-feira


Alunos da Educação Infantil e dos primeiros anos do fundamental retornaram para salas de aula. Na segunda-feira (2) os demais estudantes das redes pública e particular também estão autorizados a voltar. Prefeitura de Botucatu (SP) publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (23) um decreto para a retomada das aulas presenciais
Reprodução/ TV Tem
A Rede Municipal de Educação de Botucatu (SP) retomou as atividades de parte das turmas, após o período de recesso escolar. Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental às atividades presenciais, respeitando o limite de 35% da ocupação dos espaços escolares.
Já na segunda-feira (2), todas as etapas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio/Técnico e Ensino Superior, nos âmbitos das redes públicas municipal e estadual e das instituições privadas, poderão retornar com total capacidade, desde que o distanciamento de um metro entre os alunos seja respeitado.
Um decreto publicado no dia 23 de julho estabeleceu as regras para retorno das aulas presenciais. De acordo com o documento, a decisão de retomada das atividades nas escolas ocorreu após a vacinação em massa da população adulta da cidade, que faz parte do estudo de efetividade da vacina Oxford/AstraZeneca ocorrida a partir da ação do dia 16 de maio.
Isso porque, a imunização dos moradores resultou na queda de 86% na média de casos positivos da doença, segundo dados divulgados no dia 11 de julho.
O decreto ressalta ainda que cabe aos pais e responsáveis decidirem se autorizam os filhos a retornarem às salas de aula ou se preferem manter os alunos nas aulas remotas.
Escolas seguiram os protocolos de prevenção da Covid-19 em Botucatu
Prefeitura de Botucatu/ Divulgação
“Todas as atividades serão planejadas em conformidade com a capacidade física de cada unidade escolar. Importante recordar que será facultado aos pais o retorno às atividades presenciais. Para quem preferir ainda permanecer em casa, as atividades poderão ser realizadas de forma remota de acordo com o calendário escolar”, afirmou Cristiane Amorim, Secretária Municipal de Educação.
No retorno das aulas presenciais, as unidades escolares seguirão o Protocolo de Prevenção à Covid-19 da Rede Municipal de Educação e os protocolos sanitários estabelecidos pelo Governo do Estado de São Paulo. A Rede Municipal de Educação em Botucatu possui aproximadamente 15 mil alunos.
As medidas adotadas neste decreto serão revisadas após a terceira semana da aplicação da segunda dose da vacinação em massa, que está marcada para os dias 8 e 14 de agosto, de acordo com a evolução da situação epidemiológica da cidade.
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Veja mais notícias da região no G1 Bauru e Marília.