Você certamente já deve ter escutado falar sobre a Fórmula E, não é mesmo? O empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte explica que a também chamada de Campeonato Mundial da ABB Fórmula E da FIA, trata-se de uma categoria de automobilismo que se baseia na competição de carros monopostos exclusivamente elétricos. Sabendo da popularidade dessa categoria, fizemos esse artigo para você conhecer mais sobre esse tipo de campeonato.
Um pouco da sua história
Sendo projetada pelo fundador da Fórmula E, Alejandro Agag e o presidente da FIA, Jean Todt, essa categoria do automobilismo vem ganhando força em muitos países desde 2011. Como considera Joni Ricardo Fernandes Duarte, a ideia era tornar realidade o primeiro campeonato internacional de monopostos, com carros 100% elétricos, que iriam realizar uma disputa nas cidades mais icônicas do mundo.
Nesse contexto, os fundadores tinham como pressuposto realizar competições com os melhores pilotos de corrida e suas equipes, para disseminar a ideia de que a mobilidade sustentável pode ser viável e possível para o automobilismo. Além de trazer carros mais econômicos, Joni Ricardo Fernandes Duarte entende que os veículos elétricos contribuem imensamente para o combate ao demasiado uso de combustíveis fósseis, proporcionando menos impactos ambientais.
Com funciona a Fórmula E
Na modernidade, a Fórmula E conta com 12 equipes e 24 pilotos no grid, se tornando o campeonato no qual se encontram os grandes talentos do automobilismo mundial. No que cerne ao sistema de pontuação, ele segue o padrão usado em outras categorias sancionadas pela FIA — concedendo pontos aos 10 primeiros colocados da competição. Vale pontuar, como considera Joni Ricardo Fernandes Duarte que são fornecidos pontos adicionais para aqueles que efetuam voltas mais rápidas no treino obrigatório e na corrida.
Quando nos referimos ao campeonato e classificações, vale a pena mencionar que essa categoria fornece dois títulos: um dedicado aos pilotos e outro às equipes. Sendo assim, vence o campeonato aquele piloto que tiver acumulado mais pontos durante a temporada, que possui duração de sete meses. Já em relação às equipes, esse título é decidido por meio do cálculo das pontuações dos dois pilotos de cada equipe durante a temporada.
Como mencionado anteriormente, os pilotos podem receber pontos adicionais. No caso do piloto que larga da frente (Julius Baer Pole Position), ele recebe três pontos extras, além de que aquele piloto que realiza a volta mais rápida durante a classificação, recebe um ponto adicional, assim como aquele que também consegue durante a corrida. Mas, como explica Joni Ricardo Fernandes Duarte, só recebe pontos adicionais quem terminar entre os 10 primeiros colocados.
Agora que conheceu mais sobre a Fórmula E, conseguiu distingui-la da Fórmula 1? Saiba que além do tipo de carro ser diferente, na Fórmula E os carros são mais escorregadios e mais lentos, com uma diferença de 20 segundos quando comparados ao da Fórmula 1. Assim, vemos que o automobilismo é um esporte famoso por todo o mundo e já se tornou uma tradição no Brasil, sendo muito relevante conhecer suas categorias.