Países como Brasil e Portugal marcam a história como grandes referências por seus famosos padrões arquitetônicos. Conforme o empresário e especialista, Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, nas grandes cidades desses países é possível se deparar com edifícios históricos que contam a história de ambos os países e suas respectivas culturas. Mas, afinal, quais as inspirações para tais construções? Acompanhe a leitura deste artigo para entender mais sobre as influências históricas na arquitetura do Brasil e Portugal!
Estilos arquitetônicos tradicionais
Devido a todo o processo de colonização, países como Brasil e Portugal possuem uma história arquitetônica muito semelhante, sendo marcados por diferentes estilos arquitetônicos tradicionais, como o rococó, neoclássico e, especialmente, o barroco. Com seus detalhes exuberantes, uso do ouro e de movimentos nas ornamentações, esses estilos expressam as influências da Europa e da realeza na construção de edifícios, assim como pontua o empresário Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho.
Modernismo e vanguardas arquitetônicas
Contando com grandes arquitetos de renome, o Brasil é uma referência na área, especialmente a partir do século XX e com o surgimento do movimento modernista. Arquitetos célebres como Oscar Niemeyer, o responsável por edifícios como o Palácio do Planalto, a Catedral Metropolitana de Brasília e o Congresso Nacional, estão marcados para a história da arquitetura do país.
De acordo com Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, engenheiro e conselheiro, essas vanguardas arquitetônicas modernistas destacam-se por suas formas geométricas ousadas e pelo uso criativo do concreto armado, definindo uma era de mudanças significativas no design arquitetônico.
Já em Portugal, as paisagens da maioria das cidades apresentam a história marcada pela realeza do país. Com casas e prédios bem ornamentados e carregados de detalhes, as ruas de Portugal são como um espelho que reflete seus valores tradicionais e a religiosidade marcantes que o país carrega.
Uso de materiais e tecnologias na construção
Para o empresário Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, a evolução dos padrões arquitetônicos também está muito ligada ao desenvolvimento de materiais e tecnologias de construção. Assim, desde a exploração de novos materiais sustentáveis até a implementação de técnicas construtivas avançadas, a arquitetura na região busca constantemente maneiras de integrar a inovação ao processo construtivo dos edifícios.
Sustentabilidade e arquitetura verde
Na atualidade, um conceito que conversa com os mais diversos campos da sociedade é a sustentabilidade. Pensando nisso, é interessante notar que os projetos que envolvem práticas sustentáveis são cada vez mais procurados por construtoras e os próprios compradores de casas e apartamentos. A sustentabilidade pode ser incorporada através de telhados verdes, utilização de energia renovável e sistemas de reutilização de água.
Perspectivas futuras na arquitetura brasileira e portuguesa
Assim como pode ser visto, a história das arquiteturas brasileira e portuguesa é marcada por diferentes influências que guiaram as mudanças na construção de edifícios e, consequentemente, na paisagem das cidades. Segundo o especialista Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, com as rápidas mudanças na sociedade e a busca por soluções que misturam tecnologia e sustentabilidade, o cenário da arquitetura para Brasil e Portugal visa atender às necessidades do futuro.