Cidades voltam a registrar temperaturas negativas e geada no centro-oeste paulista


Na madrugada desta sexta-feira (30), Ibitinga (SP) ficou abaixo de zero e chegou a registrar 2,4ºC negativos às 7h. Em Botucatu, a água que foi usada para regar mudas de um pesqueiro congelou. Pesqueiro de Botucatu (SP) chegou a ficar com grades congeladas na manhã desta sexta-feira (30)
Pesqueiro Recanto Cerejeiras /Arquivo pessoal
Após a chegada da frente fria nesta quarta-feira (28) no centro-oeste paulista que causou uma queda drástica nas temperaturas em todas as cidades da região, alguns municípios chegaram a ficar com os termômetros negativos na manhã desta sexta-feira (30).
Carrinho de brinquedo também congelou em Botucatu (SP) com a geada
Arquivo pessoal
De acordo com o Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), Ibitinga (SP) ficou abaixo de zero durante a madrugada e chegou a registrar a menor temperatura da região com -2,4ºC às 7h.
Plantas ficaram congeladas em Botucatu (SP) após geada na madrugada desta sexta-feira (30)
Pesqueiro Recanto Cerejeiras/ Arquivo pessoal
Seguida de Tarumã (SP) que fez -1,5ºC no mesmo horário. Em Assis (SP), os moradores também foram surpreendidos com -0,8ºC às 5h. Já Paraguaçu Paulista (SP) os termômetros marcaram -0,5ºC às 6h.
Uma moradora de Itapólis (SP) gravou um vídeo nesta manhã em que as temperaturas estavam abaixo de zero e chegaram a congelar uma camiseta no varal. (Veja o vídeo)
Veja a previsão do tempo na sua cidade
Bauru aumenta vagas em abrigos para moradores de rua após alerta de frio intenso
As temperaturas não ficaram negativas nesta manhã apenas em Ourinhos (SP) com 1,8º C às 7h e em Ibitinga (SP), onde as pessoas enfrentaram uma madrugada abaixo de zero, mas às 7h, os termômetros subiram um pouco e registraram 2,2ºC.
Botucatu (SP), apesar de estar localizada na região serrana, foi a cidade que teve a maior temperatura desta manhã com 3,3º C entre 5h e 6h e mesmo assim, as consequências da geada foi vista em diferentes locais. Em um pesqueiro da cidade, a água que foi usada para regar mudas congelou.
Região do bairro de Demetria em Botucatu (SP) ficou congelada pela geada
Arquivo pessoal
Por fim, segundo o Ipmet (Instituto de Pesquisas Meteorológicas), Bauru (SP) às 7h a cidade chegou a marcar 3ºC, após registrar a menor temperatura do ano e também a mais baixa dos últimos 20 anos nesta quinta-feira (29) com 2,1ºC às 7h.
Diante das temperaturas baixas, produtores rurais seguem buscam e evitar uma nova perda da produção, já que na frente fria da última semana, a geada congelou diversas plantações da regiões.
A exemplo da equipe de voluntárias da Horta Cheiro Verde em Itatinga (SP) que cobriram os canteiros com plásticos para proteger as hortaliças nesta quarta-feira quando a massa de ar frio intensa chegou e trouxe a frente fria que se espalhou em diversas regiões do país durante esta semana.
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Veja mais notícias da região no G1 Bauru e Marília.