Saiba como harmonizar vinhos com seus doces favoritos

Marco Antônio Carbonari

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, é possível, sim, harmonizar doces e vinhos. Por esse motivo, o empresário Marco Antônio Carbonari, especialista em vinhos, explica, neste artigo, como comer seus doces favoritos sem deixar de tomar um bom vinho.

  1. Doces com frutas

Se o doce que você vai comer tiver fruta em sua composição, o empresário recomenda que seja tomado um vinho que seja doce, leve e suave na mesma proporção ou que, ainda, seja cítrico, tal como o vinho espumante Santa Julia Brut.

  1. Chocolates

Chocolates e vinhos são um clássico da harmonização, afinal, são dois queridinhos da gastronomia brasileira, não é mesmo? Por isso, Marco Antônio Carbonari explica que pelo chocolate possuir sabor intenso e com maior quantidade de gordura, os vinhos ideais para eles são aqueles mais secos e com alta concentração de taninos.

  1. Doce de leite

Quem não gosta de doce de leite, não é mesmo? Apesar de seu sabor doce e intenso, pode combinar perfeitamente com um bom vinho ácido, tal como o vinho branco chardonnay. Isso porque o doce de leite tem alta concentração de açúcar, o que pede esse tipo de vinho.

  1. Sobremesas à base de leite

Por fim, Marco Antônio Carbonari comenta sobre a harmonização de sobremesas à base de leite com vinho: por se tratarem de pratos mais leves, como um pudim ou manjar, o ideal é que a bebida seja igualmente leve, late harvest.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui