Saiba como funciona o Cartola FC, por Silvio Luis Leardini

Silvio Luis Leardini é um empresário, grande apreciador de esportes, meio ambiente e cervejaria artesanal. Como bom brasileiro é apaixonado por futebol, então, no artigo de hoje, o especialista nos conta como funciona o Cartola FC, um jogo criado pelo site da Globo, em 2005, que caiu na graça dos fanáticos pelo esporte.

O futebol é o esporte mais famoso entre os brasileiros e, pensando nisso, a Globo criou um jogo para celular ou computador onde o usuário pode escalar os jogadores do Campeonato Brasileiro a cada rodada da competição, com base no que acontece na vida real dentro do campo. Logo após a escalação, por meio de pontuação, o nome dos jogadores que apresentam bom rendimento (os ‘scouts’) são transferidos para o Cartola, no qual pode ganhar ou perder pontos e, com isso, atualizar seu valor de mercado no jogo.

Silvio Luis Leardini diz que, sendo assim, o objetivo do jogo é somar cada vez mais pontos para estar como melhor no ranking das Ligas em que estiver participando. Mais que isso é a versão PRO do game, que permite com que os melhores cartoleiros – nome dado a quem usa o app – ganhem prêmios em dinheiro ou participem de sorteios. Além disso, a versão dá ao jogador mais opções de escolha, como uniformes personalizados, escudos e vale compras. O valor do Cartola PRO em 2021 é de R$ 49,90.

Agora que já conhece o funcionamento base, vamos partir para o game. Depois de baixar o app ou logar no site, o usuário cria um perfil como Cartola, uma espécie de treinador, escolhe seu nome e seu time de coração, sem esquecer dos patrocinadores. O jogador começa com C$ 100 Cartoletas – moeda oficial do jogo – e é com esse saldo que irá escalar seus escolhidos para cada rodada. Não se esqueça que é preciso escolher o time pelo menos até uma hora antes do início do jogo de cada rodada.

Como é baseado no que acontece nos campos reais, Silvio Luis Leardini conta que o sistema mostra quais jogadores estão suspensos e/ou contidos, então o usuário não corre o risco de escalar alguém que não irá jogar. As ações que geram a pontuação no game são as chamadas Scouts, que nada mais são do que os gols, chutes defendidos, faltas, passes, cartões e roubadas de bola. Então, quanto mais seus escalados forem bem, maiores serão os pontos obtidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui