Princesa das tintas, conheça a Syrah

A uva Syrah é tida como uma das castas mais antigas que existem. Marco Antonio Carbonari explica que, apenas nas últimas décadas, essa variedade de origem francesa ganhou força e se tornou uma das mais cultivadas em todo o mundo.

Originária do Vale do Rhône, é uma junção de outras duas uvas: Mondeuse Blanche (branca) e Dureza (tinta). É uma uva de personalidade forte. Os vinhos feitos a partir dela normalmente apresentam bom corpo, têm uma coloração roxo-azulada intensa, são potentes – com taninos bem presentes e acidez moderada – e cheios de sabor. Suas notas mais características variam entre frutas negras (como jabuticabas e amoras), violetas e azeitonas pretas, além de especiarias picantes, muitas vezes pimenta preta, às vezes branca. Com o tempo, esses aspectos aromáticos evoluem e costumam surgir notas terrosas, de tabaco, chocolate e ervas.

A Syrah é naturalmente resistente a doenças e, por ter facilidade de adaptação a muitos microclimas, atualmente, é cultivada em diversos países. Marco Antonio Carbonari explica que apesar de a França ter a maior quantidade de área plantada, com quase 70 mil ha, a Austrália vem logo atrás. Os outros principais produtores são: Espanha, Argentina, África do Sul, Estados Unidos, Itália, Chile, Brasil e Portugal.

Por se tratar de um vinho com sabor e aroma fortes, é necessário escolher pratos com a mesma potência. Algumas ótimas sugestões para harmonizar este vinho são: boi, vitela, cordeiro, porco, aves e queijos amarelos. Especiarias fortes como cebola, alho, mostarda, pimenta, louro e ervas aromáticas, como alecrim e tomilho, também podem ser boas companhias. O delicioso Syrah de estilo mais leve e frutado acompanha hambúrgueres com molho barbecue ou lombo de porco com especiarias asiáticas. Para os vegetarianos, há também uma linda lasanha de berinjela com molho de queijo, inclusive gorgonzola, como uma boa pedida.

O dono da vinícola Villa Santa Maria, Marco Antonio Carbonari, explica que, como a casta se espalhou por vários países, os vinhos elaborados a partir dessa uva são variados e demonstram as singularidades de cada região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui