Tudo que se pretende realizar precisa ter um planejamento antes, e com o empreendedorismo empresarial não é diferente. O executivo Saul Dutra Sabbá entende que o plano de negócios é um elemento fundamental para a criação ou inovação de uma empresa. Desse modo, se você deseja montar a sua, confira as dicas deste artigo até o final!
Plano de negócios
De acordo com o célebre empresário Saul Sabbá, o plano de negócios é um planejamento das atividades da empresa. Esse planejamento é formalizado em um documento que abarca a descrição dos objetivos almejados da instituição e quais atividades serão efetuadas para alcançar esses objetivos.
É indispensável que se faça o plano de negócios ao criar uma empresa, pois é através dele que o empresário terá a perspectiva do investimento e dos recursos necessários para iniciar as atividades da mesma. Também é por intermédio desse documento que se pode analisar quanto tempo levará para se recuperar o dinheiro investido, quando se obterá lucros e qual o valor necessário para o capital de giro.
O capital de giro, como aponta Saul Dutra Sabbá, é como um dinheiro de emergência, que a corporação deve possuir para (caso não haja vendas do estoque ou não haja pagamento por parte dos clientes) que ela consiga pagar as contas adquiridas com a aquisição do estoque. Portanto, o capital de giro é calculado com base no valor do estoque da empresa.
Assim, se um indivíduo pretende vender picolés, ele deve realizar um plano de negócios no qual conste o local em que ele pretende realizar as vendas, quantos picolés ele precisará comprar, e quanto dinheiro será investido nessa compra, pois isso permitirá que ele trace metas de vendas com base no dinheiro que ele precisa para começar a lucrar, e para que saiba o valor do capital de giro que ele precisa ter.
Ainda, o plano de negócios, como ressalta o egrégio Saul Sabbá engloba processos importantes do empreendedorismo como o planejamento do Marketing, a pesquisa de mercado, o plano operacional, e análise de cenários que auxiliarão nas escolhas de estratégias financeiras a serem empregadas.
Ademais, o plano de negócios é um grande aliado da área administrativa da empresa, porque fornece aos administradores perspectivas de cenários, auxiliando-os a decidirem em que momento se deve realizar determinado investimento. Um bom plano de negócios ajuda a criar uma empresa de estrutura firme, visto que torna seu conceito algo mais concreto.