Aprenda sobre o ciclo das videiras

Marco Antonio Carbonari

Marco Antonio Carbonari é o proprietário da vinícola Villa Santa Maria – eleita pela Revista Exame como uma das melhores e mais belas vinícolas do país. Responsável pela produção dos deliciosos vinhos Brandina, hoje Marco Antonio Carbonari nos conta um pouco mais sobre o ciclo das videiras do outono ao verão, veja a seguir:

O ciclo das videiras é um dos principais fatores que determinam a qualidade dos vinhos, já que segundo Marco Antonio Carbonari, é impossível produzir bons vinhos com uvas ruins.

Marco Antonio Carbonari conta que, para começar a cultivar uvas, é necessário levar em conta o terroir, sendo: clima, solo, região e etc, já que algumas uvas não estão propícias a serem cultivadas em alguns lugares.

O outono é o ponto inicial do cultivo, acontece logo após a colheita. Marco Antonio Carbonari conta que, com exceção das uvas brancas, todas as uvas iniciam seus novos ciclos, mostrando assim, suas primeiras mudanças, como por exemplo a coloração amarelada. Essa mudança de tonalidade se dá pelo fato da necessidade da planta de guardar energia, já que não terão tanta proeminência do sol por um determinado período. 

No Inverno, Marco Antonio Carbonari revela que a planta já reduz a seiva e as folhas se soltam de seus galhos, tendo a capacidade de suportar temperaturas extremas de frio.

Marco Antonio Carbonari revela que com a primavera, a chuva começa a mostrar sua face, aumentando a temperatura, e fazendo com que a seiva volte a circular dentro da planta. As videiras começam a brotar, sendo umas mais precoces do que outras.

No verão já é possível perceber os frutos que irão se desenvolver e podas são feitas para possibilitar passagens de luz solar para a videira. Lentamente, os frutos se formam e, dentre todo o trabalho delicado, resta a colheita.

Quer saber mais sobre o processo de vinho até a sua taça? Marco Antonio Carbonari convida-os a acessar o site: www.villasantamaria.com.br/ e agendar uma visita à vinícola Villa Santa Maria, basta entrar em contato pelo WhatsApp: (12) 9 9649-2728.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui