Em ano de copa, as emoções ficam à flor da pele e a paixão por futebol fica ainda mais intensa. Pensando nisso, o entusiasta de esportes, Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui, indica 4 livros sobre futebol para atenuar ainda mais a paixão por esse esporte e ainda aprimorar seus conhecimentos sobre o tema que faz parte da vida de todo brasileiro. Ficou interessado? Então, continue a leitura!
O Brasil e a paixão pelo futebol
Já parou para pensar nos motivos que fazem o brasileiro ser tão apaixonado por futebol? Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui acredita que a facilidade de praticá-lo e a sua popularidade, ligado a diversão e o sentimento de pertencimento nacional, são fatores que podem explicar a tradição futebolística que cerca nosso país, desde os mais jovens até os mais velhos.
Logo, apesar de estarmos em época de Copa do Mundo, o amor do brasileiro pelo futebol não é só expressado nessa época. Durante todo o ano, estádios estaduais estão lotados de torcedores fanáticos pelos seus times do coração, batendo recorde de venda de ingressos. Assim, podemos perceber que é muito mais do que um entusiasmo pelo esporte, mas sim, uma paixão para toda a vida.
4 livros que você deve ler se você é um amante de futebol
Nesse sentido, alguns livros procuram explicar essa ligação que existe entre torcedores, jogadores e o esporte. Alguns retratam histórias que marcaram a vida de torcedores e clubes, outros possuem olhar histórico e sociológico. Independente da vertente, todos falam sobre um amor singular que existe no coração de cada brasileiro: o amor pelo futebol. Confira!
- Como o futebol explica o mundo – Franklin Foer (2004)
Neste livro, Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui explica que você encontrará uma nova ótica sobre a globalização tendo o futebol como peça central. Franklin Foer, aborda fatores complexos que vão além da simples prática do esporte, principalmente como os clubes espelham as sociedades, as classes sociais e os interesses políticos de cada país. É uma boa pedida se você gosta de análises sociais!
- O futebol explica o Brasil: uma história da maior expressão popular do país – Marcos Guterman (2009)
Se por um lado, o futebol explica o mundo, logo, ele também é capaz de explicar o Brasil. Neste livro, o autor Marcos Guterman analisa como a dinâmica dos jogos vai muito além dos gramados, das redes e dos gritos vindos das arquibancadas. Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui ressalta que ao realizar esta leitura, é possível entender questões como, por exemplo, a forma como o esporte atinge o âmbito político.
- Sócrates – Tom Cardoso (2014)
Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui nos conta que ‘Sócrates’, é um livro de caráter biográfico que conta a história de um dos maiores ídolos do Sport Club Corinthians Paulista, e também capitão da icônica seleção de 1982. Muito mais do que um jogador, neste livro fica claro a importância de Sócrates na política e sua contribuição para a sociedade brasileira para além dos gramados.
- Anatomia de uma derrota – Paulo Perdigão (1986)
Um dos episódios mais tristes do futebol brasileiro aconteceu no ano de 1986, com a vitória do Uruguai sobre o Brasil, na final da primeira Copa do Mundo sediada em território nacional. Neste livro, Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui conta que você pode conhecer um pouco mais sobre o Maracanazo, e entender fatores internos e externos que fazem parte do contexto histórico do momento.
Independente de vitórias e derrotas, o futebol está no coração dos brasileiros e, assim, deve permanecer por gerações e gerações. Afinal, grandes paixões não podem ser explicadas, nós apenas sentimos e vivemos, com o esporte não poderia ser diferente