Ronaldo Nogueira fala sobre iniciativas para atendimento ao trabalhador que ganham reconhecimento internacional

Plataforma digitais criadas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia recebem certificado de mérito no Prêmio de Boas Práticas das Américas de 2020

O aplicativo criado pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (Seprt-ME) para substituir o documento físico, a Carteira de Trabalho Digital foi nesta quinta-feira (3) uma das iniciativas vencedoras do concurso Inovação no Setor Público 2020, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A ferramenta ficou em primeiro lugar na categoria Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Federal.

Com o aplicativo, o trabalhador não precisa mais emitir o documento em papel para ser contratado ou para acompanhar as anotações da sua vida laboral. Com a Portaria 1.065, de 29 de setembro de 2019, a Carteira de Trabalho Digital passou a substituir o documento físico de papel, sendo emitida automaticamente para todo brasileiro ou estrangeiro que tenha inscrição no Cadastro das Pessoas Físicas (CPF). Embora o aplicativo tenha sido criado em 2019 na web, o serviço existe desde 2017. Outras duas iniciativas do governo federal voltadas para trabalhadores ganharam reconhecimento internacional.

A Associação Internacional de Seguridade Social (IASS) concedeu certificado de mérito no Prêmio de Boas Práticas das Américas de 2020 da IASS à Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Canpat) e ao Seguro-Desemprego Web, ambos da Secretaria de Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Os prêmios foram anunciados durante a Cúpula Virtual das Américas nesta quinta-feira (3).

Em entrevista a Rádio Diário AM 780, o ex-ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, que esteve à frente do Ministério do Trabalho quando foi lançada a plataforma digital do Programa Emprega Brasil (que passava oferecer serviços como a Carteira de Trabalho Digital; Sine Fácil 2.0; Seguro-Desemprego Web e a Escola do Trabalhador) falou sobre a premiação.

Ronaldo Nogueira Foto: Arquivo | Diário

“Quando estivemos a frente do Ministério criamos e lançamos o “Emprega Brasil” que é um dispositivo tecnológico com diversos serviços, desde a intermediação da mão de obra onde empregador oferta a vaga, o trabalhador cadastra o currículo e o sistema busca com base no setor, perfil e endereço e procede o agendamento da entrevista. Fico feliz com esta notícia de que o país recebeu premiação internacional na área de inovação de serviços. É uma conquista que coloca o Brasil na vanguarda”, disse Nogueira

Ele atribuiu a iniciativa aos colaboradores de carreira do serviço publico que ao se depararem com a demanda buscaram agregar serviços na plataforma eletrônica para absorver a demanda.

“Em 2016 tínhamos problemas com filas de atendimentos nas agências SINE pois tudo era presencial, através da plataforma os serviços que eram feitos nas agencias passaram a ser feitos de modo eletrônico ou feito o agendamento dos serviços”, comentou Nogueira, que observou que a tendência é de que cada vez mais serviços do poder público sejam ofertados de modo remoto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui