Empreendedorismo social: o que é e quais seus impactos no mundo

O empreendedorismo tornou-se a palavra do momento. Nos últimos anos muitas pessoas se descobriram como empreendedores. O empresário Márcio Alaor de Araujo vai explicar sobre uma nova modalidade de empreendedorismo que é o empreendedorismo social. Ele vem se tornando uma tendência tanto no Brasil como em outros países. Confira mais informações sobre isso:

O que é o empreendedorismo social?

Trata-se de iniciativas direcionadas à solução dos problemas sociais. O objetivo principal é transformar socialmente as comunidades através do impacto positivo. Esses empreendimentos sociais vão atuar em causas de mais vulnerabilidade social e fazem uma diferença ainda maior em países como o Brasil, marcados pelos problemas socioambientais e de desigualdade.

Empreendedorismo social gera lucro?

Sim, empreendimentos sociais podem gerar lucro ainda que não seja esse o objetivo, explica Márcio Alaor de Araujo. O propósito desse tipo de negócio é a propagação de benefícios transformacionais em pequena, média e grande escala. O lucro, assim como o controle financeiro, vão garantir a sustentabilidade desse empreendimento. Mas nesse caso, o lucro não é o protagonista.

Impactos do empreendedorismo social:

Meio ambiente

O meio ambiente é o segmento em que o empreendedorismo social causa mais impactos. Nos últimos anos, inúmeras iniciativas mostraram preocupação com a situação do meio ambiente no Brasil e no mundo. Alguns exemplos de empreendimento social nessa área são a análise de fauna e flora, mercado dos orgânicos e as chamadas tecnologias verdes.

Educação

Infelizmente ainda existem muitas regiões com grandes déficits de desempenho na área da educação, explica Márcio Alaor de Araujo. O empreendedorismo social tem sido muito útil nesse sentido pois auxilia na formação dos gestores de educação e dos professores além de contribuir com programas que promovem a melhoria na qualidade do ensino.

Saúde

Nos últimos dois anos a situação dos sistemas de saúde tem sido muito críticas devido a pandemia mundial causada pelo Covid, comenta Márcio Alaor de Araujo. Os empreendimentos sociais fizeram uma diferença enorme nessa área, sobretudo em regiões carentes e afastadas dos centros urbanos. Tomara que essas informações sobre empreendedorismo social tenham sido úteis para você, boa sorte com o seu empreendimento. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui