Empreendedorismo: quais os possíveis riscos de investimento?

Valdir Piran
Valdir Piran

Quem ingressa no mundo do empreendedorismo precisa estar ciente de que existem alguns riscos. Valdir Piran, presidente do Grupo Piran, empresa de participações em empreendimentos do ramo imobiliário, reuniu alguns elementos que podem ameaçar seus negócios, sobretudo aqueles que estão no início. Confira essas informações para evitar futuros transtornos no seu negócio:

Riscos tecnológicos

Devido ao grande crescimento no mundo da tecnologia, as empresas estão tentando se adequar cada vez mais a um mercado tecnológico nos últimos anos. No entanto, para realizar essa transação para o mundo digital, é necessário possuir uma boa estrutura financeira e uma equipe profissional eficiente para não só implementar esses recursos, mas para acompanhá-los constantemente.

Riscos competitivos

Um dos maiores riscos no empreendedorismo é a concorrência, explica Valdir Piran. Ao passo que outras empresas conquistam um espaço no mercado, é normal que outras empresas percam alguns clientes. Para que isso não aconteça com o seu negócio, invista em estratégias eficientes de marketing e aposte em pesquisas de mercado para atender as necessidades específicas dos consumidores.

Riscos de credibilidade

Esse é um risco que diz respeito principalmente aos negócios que estão iniciando no mercado. É normal que haja uma desconfiança do público em relação às novas marcas. Pensando nisso, para conquistar a credibilidade dos consumidores, esteja presente na internet para que sua marca seja vista. Além disso, invista em bons canais de comunicação, estando disponível para dialogar com os possíveis clientes.

Riscos do mercado

Esse é um dos riscos mais comuns tanto para os empreendimentos mais novos como para os mais antigos, explica Valdir Piran. Trata-se de uma ameaça que sempre vai existir para quem é empreendedor, isso porque o mercado está em constante mudança, assim como os comportamentos dos consumidores. Seu negócio precisa estar financeiramente preparado para lidar com momentos como esse.

Risco financeiro

Em alguns momentos, a movimentação financeira não será o suficiente para lidar com os custos do negócio. É por isso que Valdir Piran indica que antes mesmo de começar o seu negócio, desenvolva um planejamento financeiro muito detalhado para saber como lidar com situações desse tipo. Esperamos que esses conselhos possam ter sido úteis para você.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui