Castas de uva, o que são? – Marco Antonio Carbonari explica

Marco Antonio Carbonari, proprietário da vinícola Villa Santa Maria, é um produtor e especialista em vinhos. Pedimos para que nos explicasse o que são as castas das uvas. Vem conferir:

Geralmente, o primeiro critério que alguém usa para se referir a seus vinhos favoritos são os tipos de uva. Se são Pinot Noir, Chardonnay, Cabernet e por aí vai, mas na verdade existe muita coisa por trás desses nomes.

Marco Antonio Carbonari explica que castas são os diferentes perfis, ou seja, são as variedades e as possibilidades de usos, sendo para consumo da fruta ou para a produção de bebidas.

Mas afinal, como é feita a classificação dessas castas?

A variação das castas depende diretamente do objetivo comercial. Há uvas que produzem vinhos tintos, outras que são melhores para espumantes, assim como há aquelas que ficam melhores quando apodrecidas (a doçura se fortifica) e outras que funcionam como porta-enxerto. Sendo assim, todos os fatores interferem na classificação do vinho.

A qualidade de uma casta, explica Marco Antonio Carbonari, se refere, segundo especialista, a um triângulo de qualidade, sendo três quesitos para que a produção seja considerada de qualidade superior: clima, casta e solo.  Eles se dão, basicamente, ao solo, temperatura local e regime de chuvas, sendo essa relação o terroir.

Marco Antonio Carbonari conta que não há castas específicas de cada região, mas alguns países possuem mais reconhecimento por produzir bebidas com um certo padrão de uma uva (isso por conta do terroir).

O Brasil por exemplo possui uma casta de muita qualidade, possuindo muitos prêmios internacionais por esse feito. O destaque é dado mais especificamente ao Sul do país que produz vinhos elaborados com uvas Chardonnay, Cabernet e Merlot.

Para finalizar, Marco Antonio Carbonari diz que as castas das uvas estão entre os quesitos mais importantes para avaliar uma bebida, isto é, o que produz as variedades dos vinhos.

Se você tem interesse em aprender mais sobre o universo dos vinhos, venha fazer uma degustação na vinícola Villa Santa Maria, essa foi nomeada pela revista Exame uma das mais interessantes do país, não deixe de marcar uma visita!

Esperamos sua mensagem no whatsapp: (12) 9 9746-6298.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui