Veja as cidades do centro-oeste paulista que adotaram medidas mais restritivas no fim de semana


Agudos, Lençóis Paulista, Tupã, Botucatu, Lins, Torrinha e Igaraçu do Tietê publicaram decretos restringindo ainda mais as regras da fase emergencial da quarentena para conter a disseminação da Covid. Cidades do centro-oeste paulista adotam medidas mais restritivas no fim de semana
TV TEM/Reprodução
Várias prefeituras do centro-oeste paulista publicaram novos decretos com regras mais restritivas da quarentena para o próximo fim de semana. As medidas foram adotadas para conter a disseminação da Covid-19 nas cidades neste período.
Desde o dia 15 de março, todo o estado de São Paulo está na fase emergencial do plano de flexibilização das atividades econômicas. Ela deve permanecer em vigor até terça-feira (30), mas o Centro de Contingência contra a Covid-19 já discute a possibilidade de prorrogar as medidas por mais duas semanas.
Cidades do centro-oeste paulista vão adotar medidas mais restritivas neste fim de semana
Confira abaixo as regras adotadas por Agudos, Lençóis Paulista, Tupã, Botucatu, Lins, Torrinha e Igaraçu do Tietê para o próximo fim de semana.
Agudos
A prefeitura de Agudos (SP) publicou um decreto nesta terça-feira (23) que antecipa o feriado de Tiradentes (comemorado no dia 21 de abril) para sexta-feira (26) e restringe as regras da quarentena nos dias 26, 27 e 28 para conter a disseminação da Covid-19.
O novo decreto determina que, nos dias 26, 27 e 28 de março de 2021, ficarão suspensas todas as atividades econômico-sociais, com exceção das seguintes atividades consideradas essenciais: farmácias e drogarias; postos revendedores de combustíveis e distribuidoras de gás; hotéis, com atendimento exclusivo de hóspedes; serviços de segurança pública e vigilância; serviços de saúde, saneamento básico, energia elétrica e funerários e indústrias.
Ainda de acordo com o decreto, ficará proibida a circulação de pessoas em espaços e vias públicas, com exceção dos deslocamentos de extrema necessidade, como para atendimento médico e para trabalhar em serviços que estão autorizados a funcionar.
Lençóis Paulista
Em Lençóis Paulista (SP), a prefeitura decidiu proibir o drive-thru de serviços não essenciais e o funcionamento do transporte público aos finais de semana para conter a disseminação da Covid-19 na cidade.
De acordo com a prefeitura, as novas regras tiveram orientação do Comitê de Combate à Covid-19 e têm validade para todos os estabelecimentos comerciais e de serviços, exceto padarias, farmácias, postos de gasolina, mercados e serviços de saúde humana e animal.
As medidas mais restritivas em Lençóis Paulista valem das 20h de sexta-feira (26) até as 6h de segunda-feira (29).
Tupã
A prefeitura de Tupã vai permitir o funcionamento apenas de postos de combustíveis e farmácias no próximo fim de semana. Essa espécie de “lockdown” foi adotada pela cidade uma vez e será repetida para conter a disseminação da Covid neste período.
Já durante os dias de semana, Tupã decidiu flexibilizar as atividades econômicas, depois que conseguiu um parecer favorável na Justiça para a reabertura do comércio.
Botucatu
Em Botucatu, foi publicado um decreto que restringe ainda mais o funcionamento das atividades comerciais, inclusive as consideradas essenciais, como os supermercados, neste fim de semana. As medidas também foram adotadas na semana passada.
Pela medida, apenas serviços emergenciais (farmácias, hospitais e pronto-socorro) podem funcionar. Os supermercados, padarias e outros estabelecimentos de alimentação só poderão atender por delivery.
As regras valem a partir das 20h das sextas-feiras (19 e 26) até as 6h das segundas-feiras (22 e 29). Também durante esse período, a prefeitura informou que a circulação de pessoas vai ser fiscalizada, e quem estiver pelas ruas deverá justificar o motivo e apresentar documento.
Lins
Lins publicou um decreto nesta quarta-feira (24) com medidas mais restritivas que passam a valer a partir das 20h desta sexta-feira (26) e seguem até as 6h da segunda-feira (29).
Segundo o decreto, postos de combustíveis, farmácias e clínicas médicas podem funcionar. Já supermercados e similares devem trabalhar com apenas 30% dos funcionários e só podem fazer delivery, até as 20h.
Bares, lanchonetes e restaurantes também podem trabalham com apenas 30% dos funcionários e fazer delivery até as 23h. A venda de bebidas só é permitida até as 20h.
O comércio em geral está proibido de funcionar, inclusive na modalidade delivery; indústrias também devem ficar temporariamente fechadas e o transporte coletivo ficará parado.
O município recomenda ainda a não circulação de pessoas e veículos no período, salvo para assuntos essenciais permitidos.
Promissão, Cafelândia, Guaiçara, Getulina, Sabino, Pongaí e Uru devem aderir as mesmas regras de Lins, mas com decretos únicos.
Igaraçu do Tietê
A prefeitura de Igaraçu do Tietê também publicou novo decreto na tarde desta quarta-feira (24), adotando novas medidas de combate e prevenção à pandemia da Covid-19.
A partir das 23h de sábado e durante todo o domingo, apenas farmácias, drogarias, postos de combustíveis e oficinas mecânicas podem funcionar sem restrições.
Também haverá fechamento de praças, vias públicas e locais públicos passíveis de gerar aglomeração.
Torrinha
A prefeitura de Torrinha informou que vai decretar uma espécie de “lockdown” neste fim de semana. Todos os comércios, até os essenciais, só vão funcionar com delivery. A administração municipal justifica a medida para evitar fluxo de turistas da capital para o interior com o “feriadão” decretado em São Paulo.
Veja mais notícias no G1 Bauru e Marília
VÍDEOS: Assista às reportagens da região