Vacinação em Marília ocupa 10º lugar no ranking estadual de cidades com mais de 100 mil habitantes


De acordo com balanço, até sexta-feira (12) 5,35% da população do município já tinha recebido a vacina, o que corresponde a 12.853 pessoas. Drive-thru de vacinação realizado em dois dias elevou a média de imunização no município
Júlio Cesar de Carlis/Prefeitura de Marília
Dentre os 80 municípios paulistas com mais de 100 mil habitantes, Marília ocupa o 10º lugar no ranking das cidades que mais vacinaram a população contra o coronavírus, até o momento. O ranking é liderado por São Caetano do Sul (8,1%), seguido de Catanduva (7,2%) e Botucatu (7%). O dado faz parte de uma nova ferramenta disponibilizada pelo governo de São Paulo www.vacinaja.sp.gov.br/vacinometro, onde será possível acompanhar a evolução da vacinação em todo estado semanalmente.
Segundo dados do Vacinômetro a campanha iniciada no dia 17 de janeiro já alcançou mais de 1,3 milhão de pessoas, o equivalente a 2,8% dos 44,6 milhões de habitantes do território paulista. A média de imunização da população paulista está em 2,8% do Estado.
Até sábado, o programa “Imuniza Marília” realizou ações que imunizaram profissionais da área da saúde, idosos com 85 anos e mais e também idosos e funcionários das Instituições de Longa Permanência de Idosos. Deste total, 926 pessoas já receberam a segunda dose da vacina. Com as ações realizadas até o último sábado (13) do Programa Imuniza Marília vacinou um total de 12.789.
Para o secretário municipal da Saúde de Marília, Cássio Luiz Pinto Júnior, o resultado pode ser atribuído à organização, capilaridade da rede de saúde de Marília e, principalmente, engajamento dos servidores.
“A campanha Imuniza Marília segue a todo vapor, vacinando trabalhadores da saúde e outros grupos prioritários. A equipe de profissionais e técnicos da Secretaria de Saúde de Marília é fantástica. A eles, o mérito”, disse o secretário.
O programa Imuniza Marília segue com a programação de vacinação
Júlio Cesar de Carlis/Prefeitura de Marília
O secretário lembrou, no entanto, que a vacinação de outros grupos depende da chegada de novas doses. “Até a semana passada, recebemos um total de 18.157 doses de vacina contra a Covid-19, sendo que 5 mil já são para a segunda dose e 5.240 para o HC/Famema. As nossas ações de vacinação terão sequência, mas dependemos da vinda de novas doses tanto do governo estadual como do governo federal. A gente está otimista que em breve teremos mais doses e poderemos continuar imunizando a população de Marília,” declarou.
O prefeito Daniel Alonso destaca que o município segue o Plano Estadual de Imunização. “Estamos traçando as nossas metas de acordo com esse Plano Estadual e acredito que Marília tem se destacado no número de vacinados, tendo inclusive já iniciada também a segunda dose. Com isso, a gente acredita que em muito breve conseguiremos reduzir a circulação do vírus. Enquanto isso, peço que a população continue tomando os cuidados necessários, como o uso de máscara, higienização das mãos e evitar aglomerações, entre outros.”
Quer saber tudo o que acontece na cidade? Confira mais notícias de Marília aqui.