Vacinação de grávidas e puérperas com comorbidades contra Covid é retomada com CoronaVac no centro-oeste paulista


Jaú iniciou nesta segunda-feira (17), a imunização deste grupo. Confira como serão as ações em outras cidades da região. Cidades do centro-oeste paulista retomam vacinação das grávidas e puérperas contra a Covid-19
Rede Amazônica
A vacinação contra a Covid-19 das gestantes e mulheres que deram à luz há até 45 dias foi retomada em algumas cidades do centro-oeste paulista nesta semana após terem sido suspensas por recomendação da Anvisa.
No último dia 10, a Anvisa publicou nota orientando que as prefeituras suspendessem a vacinação das grávidas com a Oxford/AstraZeneca que começaria no dia 11 de maio. E logo em seguida, no dia 12, o Governo do Estado solicitou também que as puérperas não fossem vacinadas com este imunizante fazendo com que as ações de imunização fossem interrompidas nos municípios de todo o estado.
O Estado então remanejou doses da Coronavac para que os municípios pudessem imunizar as gestantes e puérperas.
Para receber a primeira dose, é importante que as mulheres façam o pré-cadastro no site Vacina Já, do Governo do Estado, para agilizar o atendimento, e levem um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência.
Vacina contra Covid-19 em Bauru: veja quem pode ser vacinado hoje e o que fazer
Na página do Vacinômetro do Governo de São Paulo, é possível consultar quantas doses já foram aplicadas por cada município e acompanhar como está sendo a distribuição do imunizante no estado.
Também na página da campanha Vacina contra a Fome, os interessados podem ver a lista das cidades que estão participando da ação que arrecada, nos pontos de vacinação, alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade.
Jaú
Jaú (SP) retoma vacinação contra o coronavírus das gestantes e mulheres que deram à luz há até 45 dias nesta segunda (17)
Prefeitura de Jaú/ Divulgação
A semana de imunização das grávidas e mulheres que deram à luz há até 45 dias com comorbidades de 18 a 59 anos contra a Covid-19 foi retomada nesta segunda-feira (17) em Jaú (SP).
A ação acontece no Ginásio Flávio de Mello pelo sistema drive-thru até esta quinta-feira (20) das 8h às 16h.
Marília
A prefeitura de Marília (SP) vai vacinar as gestantes e mulheres que deram à luz há até 45 dias com comorbidades de 18 anos ou mais a partir desta terça-feira (18). As unidades de saúde abrem das 7h às 17h, mas a recomendação é que as pessoas deste grupo compareçam a partir das 10h para evitar aglomerações.
A cidade recebeu novas doses da CoronaVac nesta segunda-feira (17) e a distribuição dos imunizantes está sendo feita para as unidades de saúde.
A imunização será realizada nas unidades de saúde assintomática e mistas UBS Santa Antonieta, UBS Alto Cafezal, UBS Bandeirantes, UBS Chico Mendes, UBS Costa e Silva, UBS Planalto, UBS São Judas, USF 1º de Maio, USF Altaneira, USF Amadeu Amaral, USF América IV, USF Aniz Brada, USF Avencas, USF Dirceu, USF Santa Helena, USF CDHU, USF Figueirinha, USF Flamingo, USF Jânio Quadros, USF Julieta, USF Lácio, USF Marajó, USF Padre Nóbrega I, USF Padre Nóbrega II, USF Parque dos Ipês, USF Parque das Nações, USF Rosália, USF Santa Augusta, USF Santa Paula, USF Santa Antonieta III, USF Vila Barros, USF Vila Hípica, USF Vila Nova, USF Vila Real e USF Vida Nova Maracá.
Bauru
A Secretaria de Saúde de Bauru (SP) vai iniciar a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para gestantes e mulheres que tiveram filho há até 45 dias com comorbidades nesta terça-feira (18).
A imunização será realizada na Casa da Mulher das 9h às 13h e é necessário fazer o agendamento prévio no site da prefeitura. A lista de comorbidades definidas no Plano de Imunização do estado também está na página.
Segundo a administração municipal, para esta etapa da vacinação, a cidade recebeu 720 doses da vacina Coronavac, enviadas pelo Estado.
Ourinhos
A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu nesta segunda-feira (17) um novo lote com 1.320 doses da CoronaVac.
Os imunizantes serão destinados para aplicação de segunda dose nos idosos e profissionais da educação que aguardam a aplicação da CoronaVac, e para a primeira dose em gestantes e puérperas (45 dias pós-parto) com comorbidades.
As gestantes e puérperas devem comprovar suas comorbidades e levar cópias do cartão de pré-natal (gestantes) ou certidão de nascimento (puérperas), RG/CPF e comprovante de residência.
Na terça (18), serão vacinadas as gestantes e puérperas acima de 35 anos e, na quarta (19), as acima de 18 anos.
Já os grupos da segunda dose devem levar um documento com foto e o cartão de vacinação da primeira dose.
As vacinas serão aplicadas da seguinte forma:
SEGUNDA DOSE CORONAVAC:
Recinto da FAPI a partir desta terça (18), das 8h às 17h.
GESTANTES E PUÉRPERAS – PRIMEIRA DOSE:
Atendidas na rede pública: UBS onde fizeram o pré-natal, das 9h às 17h.
Atendidas na rede particular: entrada lateral do Centro de Saúde I (Postão Central), das 18h às 21h.
Botucatu
Gestantes e puérperas com comorbidades serão vacinadas contra a Covid-19 a partir desta quarta-feira (19) em Botucatu.
As interessadas deverão comparecer ao Espaço Saúde, ao lado do Samu 192, das 8h às 17h, portando documento de identificação, CPF e um relatório médico que comprove a comorbidade.
Mulheres que fazem o acompanhamento junto à rede municipal de saúde poderão acessar a esse relatório nos postos de saúde em que são atendidas. A vacina a ser aplicada é a CoronaVac.
VÍDEOS: assista às reportagens da região
d
Veja mais notícias da região no G1 Bauru e Marília