UPA de Marília improvisa sala com respiradores para atender pacientes com Covid que aguardam leitos


Leitos de UTI dos hospitais públicos da cidade atingiram 100% de ocupação. Nesta quarta-feira (24), há 17 pessoas na sala adaptada, esperando por uma internação na unidade. UPA de Marília improvisa sala com respiradores para atender pacientes com Covid-19 que aguardam por internações em Marília (SP)
Reprodução/ TV TEM
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Marília (SP) precisou improvisar uma sala na unidade para disponibilizar respiradores aos pacientes com Covid-19 que aguardam vagas para internação na rede hospitalar da cidade.
Nesta quarta-feira (24), há 17 pessoas nesta sala esperando por uma internação. Isso porque, segundo a Secretaria de Saúde, todos os leitos de UTI dos hospitais públicos do município estão ocupados e os hospitais privados estão quase atingindo a capacidade máxima, com 96% de taxa de ocupação.
O diretor da UPA de Marília, Luiz Doretto, explicou porque foi preciso adaptar uma sala com respiradores e também ampliar o número de leitos na unidade.
UPA de Marília improvisa sala com respiradores para atender pacientes com Covid-19
Segundo ele, a unidade dispunha apenas de sete leitos de UTI para realizar o atendimento dos pacientes com coronavírus, mas diante do aumento do número de casos da doença na cidade, foi necessário reorganizar o local e ampliar para 20 leitos, sendo esses de enfermaria, poltronas e UTI.
“O sistema já está estrangulado. Inicialmente tínhamos sete leitos separados para Covid, mas com o aumento da demanda, ampliamos os leitos colocando algumas poltronas para os casos mais leves. Mas neste último dia tivemos que adequar uma sala de observação, que até então era para pacientes assintomáticos e reservamos para pacientes sintomáticos.”
Segundo a unidade, os atendimentos dos casos de coronavírus graves e moderados estão sendo priorizados e os casos leves da doença são encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde do município.
Veja mais notícias no G1 Bauru e Marília
VÍDEOS: Assista às reportagens da região