Região de Bauru receberá primeiras doses da vacina contra a Covid da Pfizer, diz Defensoria


Órgão que cobrou o governo de SP para incluir a cidade na distribuição do imunizante informa que nesta sexta-feira (11) está prevista chegada de 17,5 mil doses para a região. Prefeitura de Bauru diz que freezers suficientes para atender as novas exigências de armazenamento da vacina da Pfizer
TV TEM/Reprodução
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo divulgou nesta quinta-feira (10) um arquivo com a divisão das primeiras doses da vacina da Pfizer que serão entregues para 38 municípios da região de Bauru (SP). A previsão de entrega é para esta sexta-feira (11).
O anúncio acontece dias depois de o órgão cobrar o governo de SP para habilitar Bauru a receber as doses da vacina, principalmente após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar no último dia 28 novas condições de conservação e armazenamento para a vacina da Pfizer.
Segundo o documento da Defensoria, serão 17.586 doses do imunizante destinados para gentantes e puérperas sem comorbidades, profissionais da educação básica entre 18 e 44 anos e pessoas com deficiência.
Confira os números da pandemia de Covid-19 no centro-oeste paulista
Ainda segundo o órgão, Bauru será contemplada com um total de 5.838 doses. Entre as outras principais cidades da região contempladas estão Jaú (1.908 doses), Lins (1.308 doses), Pederneiras (864 doses) e Promissão, com 570 doses.
A Prefeitura de Bauru confirmou que recebeu um comunicado oficial da Secretaria Estadual de Saúde sobre a chegada das doses da Pfizer nesta sexta-feira.
No comunicado, segundo a prefeitura, não há divulgação do total de doses, para qual público devem ser destinadas e o horário da chegada. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a aplicação das doses será divulgada posteriormente.
Estrutura adequada
A prefeitura de Bauru informou a Defensoria que possui estrutura adequada para armazenar e aplicar a vacina da Pfizer, principalmente agora que o imunizante pode ser mantido em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC por até 31 dias. A orientação anterior era de apenas cinco dias.
Veja qual é o intervalo entre doses da vacina da Pfizer
Vacina da Pfizer contra a Covid-19 começa a ser testada em grávidas no Brasil
Pfizer pede autorização à Anvisa para incluir adolescentes na bula da vacina contra a Covid
A prefeitura de Bauru informou ainda que foram adquiridos mais freezers e geladeiras, além da adequação da logística de distribuição do imunizante. Há também a previsão de recebimento ainda na primeira quinzena deste mês de mais cinco geladeiras que foram doadas.
Segundo a prefeitura, Bauru também recebeu a doação de 60 caixas térmicas para o transporte de imunizantes e tenta a negociação com a prefeitura de Botucatu, que possui dois superfreezers doados pela Unesp que atingem -90°C a -60°C , para que um deles seja repassado à cidade.
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Veja mais notícias da região no G1 Bauru e Marília.