Marília apresenta saldo positivo de 1.086 empregos no primeiro quadrimestre do ano


Dados atualizados do Caged apontam como destaque na geração de vagas de trabalho o setor de serviços e a indústria. Nos primeiros 4 meses do ano, Marília conseguiu registrar saldo positivo de emprego na cidade apesar de toda a crise econômica em função da pandemia
Prefeitura de Marília/Divulgação
De acordo com estudo publicado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no primeiro quadrimestre de 2021, o município de Marília registrou um saldo positivo de 1086 empregos no período. Só no mês de abril, Marília registrou saldo de 154 empregos gerados, resultado da diferença entre contratações (total de 2.271) e desligamentos (2.117). Os números foram divulgados no final da semana passada pela prefeitura de Marília, por meio da secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico.
Ao analisar o cenário macro, o mercado de trabalho em Marília registrou uma média positiva de 271,5 empregos/mês. No total dos quatro primeiros meses do ano foram 10.202 admissões e 9.116 desligamentos, gerando esse saldo positivo de 1.086 empregos.
Entre os setores que mais se destacaram estão o de Serviços, com saldo positivo de 911 empregos; Indústria com 258 e Construção com 149 empregos. O setor de agropecuária também apresentou um pequeno saldo positivo, enquanto que o comércio – certamente o mais atingido entre todos pela pandemia – teve saldo negativo de 238 postos de trabalho.
Para o chefe do Executivo, Daniel Alonso, “o país todo e o mundo passa por uma grave crise econômica em função da pandemia, porém, Marília vai na contramão dessa crise e consegue números bem expressivos, com mais contratações do que demissões. Temos que comemorar esses resultados e também parabenizar a todos que acreditam no potencial da nossa cidade. Temos que continuar trabalhando, mas tomando os cuidados recomendados pelos órgãos de saúde, como o uso de máscara, de álcool em gel e também mantendo o distanciamento social, evitando qualquer tipo de aglomeração”.
O secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, afirmou que o momento é bastante complicado em função da pandemia, mas que Marília consegue manter esse saldo positivo no Caged graças à visão empreendedora da atual gestão.
“O prefeito Daniel tem essa visão empreendedora e isso faz a diferença em tempos tão difíceis que a economia mundial vem atravessando por causa da pandemia. Com isso, Marília supera as dificuldades e consegue se destacar com esses números positivos. Com exceção do comércio, que realmente foi o mais prejudicado com as restrições impostas pela pandemia, os demais setores da cidade têm saldo positivo e isso realmente é fundamental para que a cidade mantenha seu desenvolvimento.”
Quer saber tudo o que acontece na cidade? Confira mais notícias de Marília aqui.