Mais de 500 idosos não compareceram no prazo para tomar 2ª dose da vacina contra Covid em Botucatu


Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, moradores devem procurar as unidades o mais rápido possível para completarem o esquema de imunização. Drive-thru será realizado neste sábado (10). Mais de 500 idosos não compareceram no prazo para tomar 2ª dose da vacina contra Covid em Botucatu
Prefeitura de Botucatu/Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu (SP) informou que mais de 500 idosos da cidade não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 dentro do prazo indicado no cartão de vacinação.
De acordo com a prefeitura, foram identificados 550 idosos “atrasados”, sendo 100 da faixa etária de 75 a 76 anos e 450 idosos entre 77 e 79 anos.
Por isso, o secretário de Saúde, André Spadaro, pede que os moradores procurem as unidades de saúde para regularizarem a imunização o quanto antes.
“O ideal é que a pessoa tome a segunda dose da CoronaVac entre 21 e 28 dias. Isso é o que foi estudado na fase três e que se conhece a eficácia. Porém, no próprio estudo, muitas pessoas chegaram a tomar essa dose com 40 ou 41 dias, então não existe risco”, explica o secretário.
Idosos de Botucatu não estão indo tomar a 2ª dose da vacina contra a Covid-19
Segundo Spadaro, mesmo que já tenham passado os 28 dias da aplicação da primeira dose, o morador precisa ir até as unidades de saúde para tomar a segunda vacina.
Ele disse ainda que a prefeitura obteve a relação de idosos que estão com a segunda dose atrasada e que as unidades de saúde da cidade estão entrando em contato com eles para avisar sobre a necessidade de completar a imunização contra a Covid-19.
Neste sábado (10), a prefeitura vai realizar um drive-thru de vacinação no Largo da Catedral e em frente à nova portaria do campus da Unesp, na Fazenda Lageado.
No local, será aplicada a segunda dose nos idosos entre 72 e 74 anos, e a primeira dose nos profissionais da educação com 47 anos ou mais. Segundo a prefeitura, moradores que estão atrasados para tomar a segunda dose também podem comparecer.
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Veja mais notícias da região no G1 Bauru e Marília