Governo de SP anuncia abertura de 247 novos leitos para Covid na região de Bauru


Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Regional, serão 148 leitos de UTI e 99 de enfermaria instalados em hospitais estaduais e filantrópicos da região. Hospital Estadual de Bauru (HEB)
TV TEM/Reprodução
O governo do estado de São Paulo anunciou na quarta-feira (3) que vai abrir 247 novos leitos para o tratamento da Covid-19 na região de Bauru (SP).
O anúncio foi feito pela Secretaria de Desenvolvimento Regional. Segundo a pasta, serão disponibilizados 148 leitos de UTI, sendo 112 novos e outros 36 que estavam sob responsabilidade do Ministério da Saúde, e 99 leitos de enfermaria.
A informação foi compartilhada com prefeitos e deputados da região na tarde desta quarta-feira.
Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, em Bauru, serão instalados 10 leitos de UTI e 20 de enfermaria para Covid no Hospital das Clínicas, 10 leitos de UTI no Hospital Estadual e 10 leitos de enfermaria para pacientes com outras enfermidades no Hospital de Base.
Na região, também serão disponibilizados novos leitos em hospitais estaduais e filantrópicos de Promissão, Lençóis Paulista, Pederneiras, São Manuel, Lins, Botucatu e Jaú.
Segundo o estado, a previsão é que a maioria dos leitos esteja disponível para uso no próximo dia 15 e todos até o final de fevereiro.
Taxa de ocupação
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru registra 89,5% de ocupação de leitos de UTI.
A pasta informou que os leitos de UTI e enfermaria destinados à Covid-19 estão ocupados no início da tarde desta quinta-feira (4), mas que as taxas que variam no decorrer do dia por causa de altas, óbitos ou transferências, por exemplo.
Ainda de acordo com a pasta, a região de Bauru tem condições de atender os pacientes e o Hospital Estadual é uma das unidades de referência para o enfrentamento da Covid na região.
No hospital de campanha instalado no prédio da USP de Bauru, há leitos de enfermaria com ocupação de 66%. No Hospital das Clínicas de Botucatu, a ocupação de enfermaria é de 80%, e todos os leitos de UTI estão ocupados. Já no Hospital Geral de Promissão, os leitos de enfermaria chegam a 50% de ocupação, e os de UTI também estão em 50%.
Veja mais notícias da região no G1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:
A