Equipe realiza vistorias técnicas em nascentes de Marília


O trabalho iniciado no ano passado retoma as vistorias para preservação do maior patrimônio mundial: a água. Levantamento apontou a existência de 113 nascentes na área do município de Marília
Prefeitura de Marília/Divulgação
Desde o início, em 2020, o “Projeto Nascentes” identificou 113 nascentes existentes no município de Marília e, segundo a secretaria de Meio Ambiente, todas receberão projetos para recuperação e preservação, de forma que a cidade torne-se exemplo a ser seguido pelos demais municípios, visando a preservação dos recursos hídricos existentes.
Neste mês, a equipe técnica da secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública retomou o cronograma de vistorias técnicas para identificação e avaliação de nascentes que receberão ações ambientais para recuperação, proteção e preservação de mata ciliar ao longo deste ano. Segundo o chefe do Meio Ambiente e Gestor Ambiental, Cassiano Rodrigues Leite, esse trabalho é necessário para preservação do maior patrimônio mundial: a água.
“No primeiro momento, realizamos o georreferenciamento para identificarmos as nascentes utilizando satélites e sites oficiais dos governos Estadual e Federal. A partir daí, estabelecemos um cronograma de visitas, que contempla uma a uma das 113 nascentes encontradas, e selecionamos algumas para realização de intervenções visando a proteção dos recursos hídricos existentes em nosso município. É um trabalho contínuo, que, aos poucos, abrangerá todo perímetro urbano e deixaremos essa herança positiva ao meio ambiente para as gerações futuras”, afirmou Cassiano.
O coordenador responsável pelas ações, Anilton Rodrigues, destaca a importância destas intervenções:
“Infelizmente, muitas nascentes encontram-se degradadas e com assoreamento em estágio avançado. Buscamos recuperar as características naturais do local, limpando, cercando e recompondo a mata ciliar com plantio de espécies nativas da nossa flora. Com essas ações pretendemos, além de preservar as nascentes, atrair a fauna regional para seu habitat natural e salvaguardar o banco genético destas espécies”, explicou.
O prefeito Daniel Alonso lembra que, desde o primeiro dia de seu governo, busca manter o equilíbrio sustentável na cidade, que hoje ocupa o primeiro lugar no ranking estadual em administração pública sustentável.
“Já estamos colhendo frutos deste trabalho ambiental realizado em Marília, mas sabemos que ainda temos muito trabalho a fazer. O ‘Projeto Nascentes’, executado pela Secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, reflete exatamente o que pensamos e colocamos como objetivo em nossa cidade: a sustentabilidade. Preservar as nascentes é demonstrar cuidado não só com a atual geração, mas com as gerações futuras, que receberão preservado esse patrimônio essencial para existência da vida”, disse o chefe do Executivo.
Esse trabalho de vistoria técnica das nascentes é mais uma etapa de um projeto mais amplo, voltado à preservação ambiental no município. Daniel Alonso ressalta que a conclusão da construção das Estações de Tratamento de Esgoto, obras que poucos municípios no país possuem, simboliza uma grande vitória ambiental que não para por aí. A administração do prefeito Alonso obteve autorização da Cetesb para construção da plataforma de transbordo – que irá beneficiar a coleta de lixo – seguindo as normas técnicas ambientais vigentes.
“Outras administrações descartavam o lixo diretamente no solo ou deixavam dias nas portas das residências. Nossa administração recolhe nas datas programadas e descompactamos diretamente nos caminhões de transbordo, sem contato algum com o solo. Desenvolvemos o Plano de Arborização Urbana, antes inexistente, e logo será Lei Municipal. Tratamos da gestão das águas com o devido respeito ao munícipe, demonstrando que o Daem é viável, quando bem administrado. Agora, desenvolvemos projetos para recuperar as nascentes. E esses são apenas alguns exemplos do nosso respeito ao meio ambiente e ao cidadão mariliense, visando buscar uma qualidade de vida cada vez melhor para nossa população”, finaliza ele.
Quer saber tudo o que acontece na cidade? Confira mais notícias de Marília aqui.