Doses de vacina contra Covid para idosos entre 77 e 79 anos acabam em duas horas em Bauru


Prefeitura iniciou a vacinação desse público nesta quarta-feira (3). A vacinação começou às 8h em 23 pontos e por volta das 10h todas as 1.590 doses tinham sido aplicadas. Bauru vacinou em duas horas 1.590 idosos de 77 a 79 anos contra a Covid-19 nesta quarta-feira (3)
Reprodução/ TV Tem
A prefeitura de Bauru (SP) vacinou em duas horas 1.590 idosos de 77 a 79 anos contra a Covid-19 nesta quarta-feira (3), o que corresponde a 30% desse grupo.
A imunização começou às 8h em 23 pontos de vacinação, que são que são todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e no Promai. (Confira aqui os endereços).
Apenas as UBSs da Vila Falcão, Geisel e Mary Dota não aplicam vacinas, uma vez que são unidades de referência para o tratamento Covid. A vacinação foi feita por meio da distribuição de senhas, que começou a 7h e logo cedo vários pontos registraram filas que passavam de um quarteirão.
A expectativa é que a vacinação desse público continue assim que chegarem mais doses da vacina.
Vacina contra Covid-19 em Bauru: veja quem pode ser vacinado hoje e o que fazer
A prefeitura informou que também para idosos com mais de 90 anos e profissionais da saúde que começaram a receber a segunda dose da CoronaVac. Para esse público, as senhas são distribuídas a partir das 11h30 até às 15h.
Bauru inicia a vacinação contra a Covid-19 nos idosos de 77 a 79 anos nesta quarta (3)
Já os profissionais e trabalhadores da saúde que receberão a segunda dose devem fazer o agendamento no site da Prefeitura de Bauru, com a aplicação sendo realizada no Cerest, que fica na rua Henrique Savi, 2-85, com data e hora marcado.
A vacinação de idosos acamados a partir de 77 anos também continua, com as equipes da Secretaria de Saúde indo até a casa dos idosos, após agendamento que pode ser feito pelas famílias na unidade mais próxima, por telefone, caso o idoso ainda não esteja cadastrado.
Orientações
A Secretaria de Saúde pede que a população esteja atenta aos pontos de vacinação, datas e horários em que poderá receber a vacina. Os idosos devem apresentar RG e CPF para tomar a vacina.
Para os profissionais da saúde, é obrigatória a apresentação do RG, CPF, e documento que comprove o vínculo do profissional com a saúde ou a carteira da entidade de classe. Para quem for tomar a segunda dose, importante levar o cartão recebido ao tomar a primeira dose da vacina.
Para a vacinação dos idosos, o pessoa que será vacinada deverá retirar a senha na unidade de saúde. Caso o idoso tenha alguma dificuldade de locomoção, um familiar poderá retirar a senha e aguardar com a pessoa que será vacinada na parte de fora da unidade, ou no carro, até que o número seja chamado. A senha é válida apenas para o mesmo dia em que for retirada.
Marília
Vacinação contra a Covid-19 pelo sistema drive-thru acontece em Marília (SP) nesta quarta (3)
Reprodução/ TV Tem
Em Marília, os idosos entre 77 e 79 anos receberam a primeira dose da vacina em um um Drive Thru na Comunidade Ágape, que fica na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 795, próxima ao Bosque Municipal. As doses também terminaram no meio da manhã.
Nesta quarta-feira, a ação compreendeu duas faixas etárias: 77 anos e mais para receberem a primeira dose da vacina; e para idosos de 85 anos e mais para a segunda dose – exclusivamente para aqueles dessa faixa etária que receberam a primeira dose no último dia 11 de fevereiro. Para a faixa etária de 77 anos foram aplicadas as 250 doses disponíveis.
Outras cidades
Botucatu vacinou os idosos a partir de 77 anos
Gabriela Prado/ TV TEM
Em Botucatu, a prefeitura começou a vacinação às 8h em todas as unidades de saúde do município. Receberam a primeira dose os idosos a partir de 77 anos. Para o público de 77 a 79 anos a vacinação terminou por volta das 11h30 e será retomada assim que novas doses chegarem.
Também continua a vacinação das pessoas de 80 a 84 anos e profissionais da saúde com mais de 60. Os idosos com mais de 90 anos que vão tomar a segunda dose também podem procurar as unidades de saúde a partir desta quinta-feira (4).
Em Jaú, a Secretaria de Saúde realiza até sexta-feira (5) dois drive-thrus na cidade e as UBS (Unidades Básicas de Saúde) também estão vacinando os idosos a partir dos 77 anos.
Também foi disponibilizada nesta quarta-feira (3) a 2ª dose para os idosos, respeitando a data da primeira dose, de forma escalonada, além da segunda dose para os profissionais da saúde. Tudo ocorre de forma organizada dividindo cada grupo por local e horário.
Em Jaú são realizados drive-thrus em dois pontos da cidade
Prefeitura de Jaú / Divulgação
Os idosos com idades entre 80 e 89 anos estão recebendo a primeira dose até sexta-feira somente no Ginásio Flávio de Mello, no período da manhã, entre 8 e 12 horas. A nova faixa etária contemplada, de 77 a 79 anos, está sendo imunizada nas Unidades Básicas de Saúde (postinhos) em período integral de trabalho das UBS, das 7 às 17 horas, até sexta-feira.
Já os idosos que completaram o período para tomar a segunda dose, devem se dirigir até o novo Drive Thru no Estádio do XV de Jaú, período da manhã, das 8 às 12 horas, conforme vencimento do dia da primeira dose:
Quarta-feira (3) – vacinados em 8 de fevereiro
Quinta-feira (4) – vacinados em 9 de fevereiro
Sexta-feira (5) – vacinados em 10 de fevereiro
Sábado (6) – continuação dos vacinado em 10 de fevereiro
Os profissionais de saúde que receberam a primeira dose em 6 de fevereiro vão ser imunizados com a segunda dose neste sábado (6) , das 8 às 16 horas no Pronto-atendimento do São Judas.
Na cidade de Ourinhos a vacinação dos idosos a partir de 77 anos continuou nesta quarta-feira (3). O município também começou a imunizar os profissionais de saúde com a 2º dose da CoronaVac.
Assim como na terça-feira (2), que foi registrada uma fila de mais de 2 km no Recinto da Fapi, o drive-thru desta manhã também teve grande procura. No fim da manhã os portões do recinto foram fechados e somente os ocupantes de carros do lado de dentro receberam a dose da vacina.
Já as pessoas entre 80 e 84 anos devem procurar as unidades de saúde da família e fazer o agendamento para receber a primeira dose. A segunda dose para profissionais de saúde continua a ser aplicada segundo o cronograma divulgado no diário oficial do município.
Em Ourinhos, as doses serão aplicadas somente nesta quarta-feira para o público a partir de 77 anos
Adolfo Lima/ TV TEM
Em Garça, uma fila de carros se formou nesta manhã no drive-thru em frente ao Estádio Frederico Platzeck, em Garça. Serão vacinados com a segunda dose da CoronaVac até às 16h pessoas com 85 anos ou mais e profissionais da saúde.
Lençóis Paulista também começou a vacinar os idosos de 78 e 79 anos. A vacinação é realizada na frente das unidades de saúde em sistema drive-trhu. Também está sendo aplicada a segunda dose de idosos com mais de 90 anos e profissionais da saúde.
Veja mais notícias da região no G1 Bauru e Marília
VÍDEOS: Assista às notícias da região