Corpus Christi em Bauru e Marília: veja o que abre e o que fecha


Confira como ficam os serviços públicos nas cidades do centro-oeste paulista. Feriado é nesta quinta-feira (3). Prefeitura de Bauru (SP) informa que a coleta de lixo não será realizada na cidade no feriado de Corpus Christi
Priscila Medeiros/ Divulgação
O feriado de Corpus Christi é celebrado nesta quinta-feira (3). Por causa da folga, alguns serviços públicos serão suspensos e retornam apenas na segunda-feira (7).
De quinta (3) a domingo (6), o estado de São Paulo continuará, portanto, na atual fase de flexibilização do Plano SP, que autoriza lojas, shoppings, academias, salões de beleza e restaurantes a operar até as 21h. A capacidade máxima de funcionamento do comércio, que também tinha a previsão de ser ampliada para 60% no próximo mês, seguirá em 40%.
Porém, em algumas cidades da região, como Ibitinga e Pompeia, decretos foram publicados restringindo a atual fase de flexibilização durante o feriado e fim de semana prolongado (confira abaixo a programação no centro-oeste paulista).
Pompeia publica decreto com restrições das atividades para conter avanço da Covid
Bauru
Em Bauru (SP), a prefeitura informou que as repartições públicas fecham às 18h desta quarta-feira (2), e reabrem apenas na segunda-feira (7) às 8h.
Já os atendimentos médicos de urgência e emergência continuam sendo realizados normalmente no Pronto-Socorro Central (PSC), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e nas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no Bela Vista, Mary Dota, Ipiranga e Geisel/Redentor.
Somente as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Falcão, Geisel e Mary Dota, que são referência para os casos de coronavírus serão fechadas após o expediente nesta quarta-feira (2) e retomam na segunda-feira (7).
Quanto a Emdurb não haverá expediente administrativo na quinta-feira com exceção dos serviços do Terminal Rodoviário, Fiscalização de Trânsito (GOT), Setor de Implantação e Manutenção Semafórica, Cemitérios Municipais e Funerária.
As coletas seletiva e de lixo orgânico não serão feitas na quinta e sexta-feira. Segundo a prefeitura, para os bairros onde a coleta orgânica é realizada às terças, quintas e sábados, o lixo orgânico será recolhido no sábado (5).
A Emdurb vai manter apenas uma equipe para varrer o calçadão e outra para fazer a coleta do lixo na área central, já que o comércio estará aberto. Já na sexta-feira, o expediente em todos os setores será normalizado.
O transporte coletivo vai funcionar seguindo a tabela horária de “sábado” e não a de “domingo e feriado” que consta no site da Transurb, já que o comércio vai funcionar normalmente no feriado.
O Serviço de Atendimento ao Público (SAP) do DAE vai funcionar normalmente durante 24h pelo telefone 0800-771 0195, que recebe ligações de telefone fixo, ou 3235-6140 e 3235-6179, para ligações feitas por celular.
Da mesma forma que o Conselho Tutelar da cidade que atende em sistema de plantão todos os dias, inclusive feriados, pelo telefone (14) 99148-1203. As feiras livres diurnas também funcionam normalmente no feriado.
Os Ecopontos funcionarão com horário de feriado na quinta-feira, das 8h às 16h, e em horário normal na sexta-feira e no sábado, das 7h às 19h. No domingo, o funcionamento é das 8h às 16h. Já o Ecoverde não abre na quinta-feira e no domingo, e funciona na sexta-feira e no sábado, nos dois dias das 8h às 13h.
O Zoológico funcionará das 8h às 17h na quinta-feira, no sábado e no domingo, e das 8h às 16h na sexta-feira.
O Jardim Botânico vai abrir das 8h às 16h em todos os dias, de quinta-feira à domingo, com permanência de visitantes até 16h30. O Horto Florestal vai funcionar de quinta-feira à domingo das 7h às 18h, mas não é permitido que as pessoas façam trilhas ou caminhadas na área de acesso restrito.
veja como fica o funcionamento do comércio e de serviços no estado de SP
Marília
A prefeitura de Marília (SP) comunicou que as repartições públicas fecham na quinta-feira e retornam apenas na segunda-feira (7). A coleta seletiva não será feita no feriado, mas volta a ser realizada na sexta-feira (4).
Sobre as unidades de saúde e a vacinação na cidade, a prefeitura ainda está definindo o cronograma de funcionamento.
Jaú
Na cidade de Jaú (SP), segundo a prefeitura, não vai haver expediente nas repartições públicas na sexta-feira (4).
Já a coleta de resíduo domiciliar será feita normalmente na cidade nesta quarta, quinta, sexta-feira e no sábado (5).
Em relação à vacinação contra a Covid-19, a administração municipal informou que na quinta-feira não vai ser realizada nenhuma ação. Já na sexta-feira (4) e no sábado (5) vão haver ações para aplicar a primeira dose nas pessoas de 40 a 44 anos com comorbidades ou com deficiência permanente (BPC) e nos profissionais da saúde com comprovação de assistência direta ao paciente.
As ações vão ser realizadas no Ginásio de Esportes Dr. Flávio de Mello, das 8h às 12h. Aqueles que já devem receber a segunda dose conforme data da carteirinha de vacinação também podem ser imunizados.
Botucatu
As repartições públicas de Botucatu (SP) não vão funcionar na quinta-feira (3) e também na sexta-feira (4), que será ponto facultativo na cidade, e voltam a funcionar apenas na segunda-feira (7).
Os Prontos Socorros Adulto e Pediátrico, localizados na vila Assumpção e na vila dos Lavradores. Assim como, o SAMU e a Central de Ambulâncias, que atende no telefone 0800 772 1415, vão funcionar normalmente no plantão de 24h. Já as unidades de saúde não vão abrir.
A Central Covid funcionará na quinta e sexta-feira, das 7h às 19h, e os pontos de coletas de exames para Covid-19 no Hospital do Bairro e Posto de Saúde da Vila São Lúcio também.
Apenas as escolas CEI Claudeval Luciano da Silva, CEI Professor Ruy Amado Piozzi e CEI Canal Comunitário vão funcionar na quinta e sexta-feira em sistema de plantão para os alunos de 0 a 3 anos, pois seus pais trabalham no feriado.
A coleta de lixo domiciliar não sofrerá nenhuma mudança. Somente a Coleta Seletiva não funcionará na quinta-feira, mas retorna na sexta-feira.
O Mercado Municipal “Vereador Progresso Garcia” fecha no feriado e reabre na sexta-feira. Por fim, o transporte coletivo funciona na quinta-feira com a tabela horária de sábado. Já na sexta-feira, segue a tabela de dia útil. Para mais informações, as pessoas podem consultar os horários e itinerários no site da prefeitura.
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Veja mais notícias da região no G1 Bauru e Marília