Convento registra surto da Covid-19 em Botucatu; freira está internada


Segundo secretário de Saúde, idosa de 87 anos e outras dez freiras foram diagnosticadas com a doença e estão em isolamento. Nesta semana, catedral suspendeu missas após três padres testaram positivo. Convento de Botucatu registra surto da Covid-19
TV TEM/Reprodução
Um convento de Botucatu (SP) registrou um surto da Covid-19 depois que onze freiras testaram positivo para a doença. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (28) pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade.
Segundo o boletim epidemiológico, das onze mulheres diagnósticos com coronavírus, uma idosa de 87 anos precisou ser internada na UTI do Hospital das Clínicas e outras quatro freiras passaram por atendimento médico no pronto-socorro na noite desta quinta-feira (28).
A Secretaria de Saúde de Botucatu informou que está monitorando o convento e que todas as freiras estão sendo mantidas em isolamento social, tanto as que testaram positivo para Covid-19 quanto as que não foram diagnosticadas com a doença.
Missas suspensas
Catedral suspende missas presenciais em Botucatu
TV TEM/Reprodução
Nesta semana, a catedral no centro de Botucatu suspendeu as missas presenciais até o dia 13 de fevereiro depois que três padres da paróquia testaram positivo para o novo coronavírus.
Segundo a Arquidiocese, dois dos padres estão internados em um hospital particular da cidade e o terceiro cumpre isolamento domiciliar.
Catedral terá celebrações virtuais nas próximas semanas em Botucatu
Catedral de Botucatu/Divulgação
Apesar da suspensão das missas, a catedral permanece aberta para oração de terça a sexta-feira das 10h às 15h. Os fiéis também podem acompanhar as celebrações através das redes sociais da paróquia.
Nesta quarta-feira (27), o secretário de Saúde de Botucatu, André Spadaro, se reuniu com os líderes religiosos e orientou que as celebrações sejam feitas de forma virtual pelos próximos 14 dias. Segundo ele, não haverá decreto, mas várias lideranças concordaram com a recomendação.
Taxa de ocupação no HC
Ainda de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (28), pela primeira vez desde o início da pandemia, o Hospital das Clínicas ultrapassou a taxa de 100% de ocupação dos leitos de UTI para Covid.
Segundo a prefeitura, foi necessário adaptar dois novos leitos para atender a demanda de pacientes. Dos 30 leitos de UTI disponíveis para o tratamento da Covid, 32 estão ocupados, o que representa 106% da ocupação.
Veja mais notícias da região no G1 Bauru e Marília
Veja mais notícias do centro-oeste paulista: