Cidades do centro-oeste paulista planejam vacinação da faixa etária de 80 a 84 anos contra Covid


Aplicação será feita com novas doses que devem chegar aos municípios da região nesta sexta-feira (26). Ourinhos já recebeu um lote com 1.360 vacinas da Astrazeneca nesta quinta-feira (25). Cidades do centro-oeste paulista planejam vacinação da faixa etária de 80 a 84 anos contra Covid
Getty Images via BBC
As cidades do centro-oeste paulista já começaram a planejar a nova fase da campanha de imunização contra a Covid-19, dos idosos de 80 a 84 anos. Algumas prefeituras anunciaram que novas doses da vacina devem chegar aos municípios nesta sexta-feira (26).
Além da nova faixa etária, seguem sendo vacinados profissionais de saúde e idosos a partir de 85 anos, no esquema de imunização adotado por cada cidade.
Vacina contra Covid-19 em Bauru: veja quem pode ser vacinado hoje e o que fazer
Novos lotes de vacina contra a Covid começam a chegar no centro-oeste paulista
Ourinhos
Ourinhos (SP) recebeu 1.360 doses da vacina de Oxford/Astrazeneca na tarde desta quinta-feira (25). Segundo a prefeitura, os imunizantes são para a aplicação da primeira dose de idosos entre 80 e 84 anos.
A Secretária de Saúde informou que vai começar a vacinação nesse grupo na próxima segunda-feira (1º), no sistema drive-thru, no recinto da Fapi.
Botucatu
A prefeitura de Botucatu informou que vai receber mais doses da vacina de Oxford/Astrazeneca nesta sexta-feira (26) e que vai utilizá-las para imunizar idosos entre 80 e 84 anos e profissionais de saúde acima dos 60 aos.
A primeira etapa da campanha será voltada exclusivamente para idosos entre 80 e 84 anos e no sábado (27), será realizado um drive-thru no Largo da Catedral das 8h às 13h.
A Secretaria de Saúde orienta que aqueles que desejarem se vacinar devem portar um documento oficial com foto e CPF. Ônibus, peruas, vans e outros veículos que se diferenciem de veículos de passeio não terão passagem permitida.
Idosos que não comparecerem ao drive-thru devem procurar as Unidades de Saúde do município a partir das 14h de segunda-feira (1º).
A prefeitura reforçou ainda que idosos com 90 anos ou mais, já imunizados com a primeira dose da CoronaVac, não devem ir ao drive-thru, já que estará sendo aplicada a vacina de Oxford/Astrazeneca.
A segunda dose de CoronaVac para quem tem 90 anos ou mais deverá ocorrer no final da próxima semana.
Também na segunda-feira (1º), a partir das 14h, começará a vacinação de profissionais de saúde acima dos 60 anos.
Estes poderão procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para imunização, portando documento original com foto, CPF e documento que comprove a função e vínculo com empresa da área da saúde.
Outras cidades
O governo do estado de São Paulo está distribuindo mais de 474 mil doses da vacina contra Covid-19 da Fiocruz (Oxford/Astrazeneca) para continuidade da campanha nas 645 cidades.
Para o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru, está prevista a chegada de 22,1 mil doses. Para o de Marília, 16 mil. A prefeitura de Bauru informou que deve receber as doses nesta sexta-feira (26).
Segundo o estado, os municípios deverão retirar os respectivos quantitativos nos Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE) de sua região e as prefeituras são responsáveis por organizar o consumo de suas grades seguindo os critérios da campanha.
A vacina da Fiocruz também requer aplicação de duas doses para que o esquema vacinal seja completo, com intervalo de 12 semanas entre as doses, conforme consta em bula e indicado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).
Veja mais notícias da região no G1 Bauru e Marília
VÍDEOS: Assista às notícias da região