Cidades do centro-oeste paulista iniciam vacinação de idosos a partir de 80 anos com drive-thru


Ações foram realizadas neste sábado em Bauru, Botucatu e Paraguaçu Paulista. Vacinação para o público de 80 a 84 anos continua durante a semana. Cidades iniciam vacinação de idosos com mais de 80 anos no centro-oeste paulista
TV TEM / Reprodução
Cidades do centro-oeste paulista iniciaram neste sábado (27), a vacinação contra Covid-19 em idosos com mais de 80 anos.
Em Bauru, Botucatu e Paraguaçu Paulista são realizados drive-thru para imunizar essa faixa etária da população. Outras cidades da região também devem iniciar a vacinação desse público a partir de segunda-feira (1º).
Bauru
Em Bauru, drive-thru para imunização de pessoas com mais de 80 anos gerou filas
TV TEM/ Reprodução
No drive-thru realizado em Bauru (SP) foram disponibilizadas 1,5 mil doses para vacinar apenas idosos com mais de 80 anos. A procura pela vacina foi grande durante a manhã e teve fila de carros nas proximidades no Centrinho, onde a imunização é realizada. Até às 12h, foram aplicadas 780 doses. A ação será realizada até o fim das doses.
Para serem vacinados, os idosos devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Já as pessoas em tratamento oncológico ou com doenças imunossupressoras precisam levar uma carta com liberação médica para a aplicação da vacina, conforme orienta o Ministério da Saúde.
Vacinação para idosos com mais de 80 anos é realizada no Centrinho
TV TEM / Reprodução
Os idosos de 80 a 84 anos que não puderam ir até o drive-thru devem procurar um dos 23 pontos de vacinação a partir de segunda-feira. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e o Promai farão a vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Apenas as UBSs da Vila Falcão, Geisel e Mary Dota não aplicam vacinas.
Motoristas fizeram fila nas ruas próximas ao Centrinho, onde é realizada a vacinação em Bauru
TV TEM/ Reprodução
Botucatu
Em Botucatu, a vacinação é no Largo da Catedral
Pedro Zacchi / TV TEM
A primeira etapa da campanha voltada exclusivamente para idosos entre 80 e 84 anos começou com o drive-thru no Largo da Catedral. Até as 12h, 800 idosos tinha sido imunizados e a vacinação pode seguir até às 17h dependendo da movimento, que é também é grande no local.
As doses disponibilizadas são da vacina Oxford/Astrazeneca, produzida em parceria com a Fiocruz, e somente os idosos dessa faixa etária que ainda não receberam a primeira dose podem participar;
Idosos que não comparecerem ao drive-thru devem procurar as Unidades de Saúde do município a partir das 14h de segunda-feira.
Ainda segundo a prefeitura, a segunda dose de CoronaVac para quem tem 90 anos ou mais deverá ocorrer no final da próxima semana. Também na segunda-feira (1º), a partir das 14h, começará a vacinação de profissionais de saúde acima dos 60 anos.
Estes poderão procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para imunização, portando documento original com foto, CPF e documento que comprove a função e vínculo com empresa da área da saúde.
Motoristas também formaram filas para imunização em Botucatu
TV TEM/ Reprodução
Paraguaçu Paulista
Paraguaçu Paulista receber 540 doses da vacina Oxford/Astrazeneca exclusivas para idosos com 80 anos ou mais. A quantidade corresponde a 78% do total da demanda da faixa etária de 80 a 84 e 12% da faixa entre 84 e 89 anos.
Para o drive-thru deste sábado foram disponibilizadas 250 doses. A ação aconteceu durante a manhã no Centro de Convergência da cidade.
As outras 290 doses serão aplicadas diretamente nas unidades de saúde dos bairros a partir da segunda-feira no período da tarde. Agendamentos devem ser feitos para idosos acamados e com mobilidade reduzida.
Idosos são vacinados em Paraguaçu Paulista durante drive-thru
TV TEM/ Reprodução
Para vacinar é necessário levar RG e CPF. A organização da vacinação no município recomenda ainda que seja realizada o pré-cadastramento no site Vacina Já para agilizar o atendimento.
Outras 75 doses da CoronaVac serão disponibilizadas para os idosos com 90 anos de idade ou mais que foram vacinados no dia 8 de fevereiro receberão a 2ª dose na segunda-feira, das 16h às 18h30 também no centro de convergência (entrada pela guarda municipal). É necessário levar, além do RG e CPF, o comprovante com registro da 1ª dose.
A aplicação da 2ª dose da CoronaVac em 208 profissionais da saúde, por enquanto, está suspensa. Os profissionais que receberam a primeira dose no dia 5 de fevereiro tomariam a próxima dose nesta semana quando completa o intervalo de 21 dias.
No entanto, o novo prazo de 28 dias entre uma dose e outra ainda está em conformidade com o recomendado pela bula da medicação. As equipes da saúde informam que, assim que a remessa da 2ª dose chegar, os profissionais serão informados sobre a vacinação.
Veja mais notícias no G1 Bauru e Marília
VÍDEOS: Assista às reportagens do centro-oeste paulista