Cidades do centro-oeste paulista decidem suspender ponto facultativo no carnaval


Governo de São Paulo cancelou o ponto facultativo para conter o avanço do coronavírus no estado. Porém, os municípios têm autonomia para decidir se manterão ou não a medida. Ponto facultativo é cancelado durante o carnaval em Bauru, Marília e Ourinhos
O carnaval de 2021 vai ser diferente neste ano por causa da pandemia de coronavírus. Para tentar conter o avanço da doença no estado, o Governo de São Paulo cancelou o ponto facultativo durante as celebrações. Cada município, no entanto, tem autonomia para decidir se manterá ou não a medida.
As cidades do centro-oeste paulista decidiram seguir o governo estadual. Até agora, os municípios de Bauru, Marília, Botucatu, Ourinhos, Jaú, São Manuel, Itápolis e Agudos confirmaram que não terão ponto facultativo durante o feriado por causa do cancelamento das festividades.
Em Bauru, a prefeitura informou que decidiu suspender o ponto facultativo porque precisa estar com os serviços disponíveis por conta da vacinação e atendimentos relacionados à pandemia, assim como a continuidade dos serviços de tapa-buraco, capinação e controle da dengue, por causa do período de chuvas.
Além disso, diz a prefeitura, todas as festividades alusivas ao período já estavam suspensas, por causa da pandemia, como forma de impedir qualquer tipo de aglomeração. Com a decisão, ficam suspensos os pontos facultativos da segunda (15), terça (16), ambos para o dia todo, e o do período da manhã da quarta-feira (17).
Este ano não haverá desfile das escolas de samba em Bauru
TV TEM/Arquivo
Já em Ourinhos, o carnaval vai ser online. A Secretaria Municipal de Cultura vai apresentar dois shows do projeto “Ourinhos Folia Live 2021” neste sábado (13) e domingo (14) nas redes sociais.
No sábado (13), a transmissão começa às 20h com um repertório de sambas. Já no domingo (14), a live terá início às 17h e relembrará as mais tradicionais marchinhas de carnaval que agitaram os foliões ao longo das últimas décadas.
Em Botucatu, por conta do cancelamento dos pontos facultativos dos dias relativos ao carnaval, a prefeitura informou que todas as repartições públicas municipais estarão funcionando normalmente de segunda (15) a quarta-feira (17).
Segundo a prefeitura, a medida leva em consideração a adoção de medidas no município para enfrentamento de emergência de saúde pública decorrente da pandemia do coronavírus.
Veja mais notícias da região no G1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista: