Cidades do centro-oeste paulista começam a vacinar idosos com mais de 90 anos


Profissionais de saúde autônomos também estão na lista desta etapa de imunização. Confira como tomar a dose em Bauru, Marília, Botucatu e Lençóis Paulista. Bauru recebe mais 8,1 mil doses de vacina contra Covid
Prefeitura de Bauru/Divulgação
Seguindo o calendário do governo estadual, as cidades do centro-oeste paulista começam a vacinar os idosos com mais de 90 anos a partir de segunda-feira (8). Confira abaixo como está sendo feita a imunização em Bauru, Marília, Botucatu e Lençóis Paulista (SP).
O governo estadual pede que os parentes dos idosos façam o cadastro no site Vacina Já para agilizar o atendimento. A ferramenta não é um pré-requisito obrigatório para receber a vacina, mas, segundo o governo, ajuda a melhorar a dinâmica dos serviços.
Bauru
A prefeitura de Bauru (SP) recebeu mais 8,1 mil doses da vacina CoronaVac na tarde desta quarta-feira (3). Esta foi a terceira entrega de vacinas para o município, que no total já recebeu 23.440 doses.
A primeira entrega ocorreu em 20 de janeiro, com 8.680 doses da CoronaVac, e a segunda seis dias depois, com 6.660 doses da vacina AstraZeneca/Oxford.
A campanha começou pelos que estão na linha de frente do combate à pandemia e gradualmente outros profissionais também foram vacinados. Na sequência, foram imunizados idosos abrigados em asilos ou clínicas de repouso.
A partir desta segunda-feira (8), os profissionais de saúde autônomos poderão receber a vacina. Para isso, deverão fazer agendamento prévio no site da prefeitura de Bauru a partir desta sexta-feira (5), escolhendo data, horário e unidade em que receberá a dose.
A pessoa deve levar um documento que a vincule ao conselho de classe ou que comprove o vínculo empregatício com estabelecimento de saúde, além de outros documentos que serão citados no momento do agendamento.
Também a partir de segunda-feira, começa a vacinação para os idosos com mais de 90 anos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), no horário de funcionamento de cada uma. A maioria fica aberta das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
As UBSs da Vila Falcão, Geisel e Mary Dota não terão aplicação de doses, pois estão atendendo casos de coronavírus. Nessas regiões, a prefeitura vai disponibilizar outros espaços públicos para atender os idosos, que serão divulgados nos próximos dias.
Os idosos devem apenas levar RG e CPF para receber a vacina. Já para os moradores com mais de 90 anos acamados ou impossibilitados de se locomover, a Secretaria de Saúde fará a vacinação em casa. Para isso, a família deve entrar em contato com a unidade mais próxima da residência.
Marília
Em Marília, a Secretaria Municipal da Saúde ainda está definindo o local da vacinação na próxima segunda-feira (8) para os idosos a partir de 90 anos que, segundo o último levantamento do município, aponta 1.166 pessoas nessa faixa etária.
Já para o dia 15 (faixa etária de 85 a 89 anos), o levantamento mostra 1.891 pessoas em Marília. Até a noite desta quinta-feira (4), a prefeitura ainda não tinha divulgado mais detalhes sobre a vacinação no município.
Botucatu
A Prefeitura de Botucatu decidiu antecipar a vacinação contra a Covid-19 para idosos com 90 anos ou mais para o próximo sábado (6). A imunização vai ocorrer primeiramente no formato drive-thru, em tendas que serão instaladas no Largo da Catedral a partir das 8h.
Os idosos com 90 anos ou mais devem levar um documento com foto no momento do atendimento para identificação e comprovação da idade. Aqueles que não puderem comparecer devem entrar em contato com o posto de saúde mais próximo de sua residência para agendar a vacinação ao longo da próxima semana ou programar a vacinação domiciliar, se necessário.
Segundo a assessoria da prefeitura, 900 doses estarão disponíveis para ser aplicadas. A intenção é de que a aplicação só termine quando todas as doses acabarem.
Durante a semana que vem, a vacinação continua em todos os postos de saúde para idosos acima de 90 anos. É recomendado agendar antes de ir. Os postos funcionam das 08h às 16h30
Lençóis Paulista
Lençóis Paulista também começa a vacinar idosos acima de 90 anos nesta segunda-feira (8) e na terça-feira (9) na ESF Maria Cristina e ESF Júlio Ferrari.
Nas duas unidades, a vacinação será realizada em sistema drive-thru, das 13h às 18h. São 50 doses por dia em cada uma e serão entregue senhas por ordem de chegada.
Neste período, as ESFs também serão referência para anotarem os nomes e endereços dos idosos comprovadamente acamados.
Veja mais notícias da região no G1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista: