Cidades do centro-oeste paulista começam a vacinar idosos a partir dos 85 anos contra a Covid


Apesar da inclusão desse grupo, prefeituras avisam que imunização continua para o público acima de 90 anos. Confira informações de Garça, Jaú, Agudos e Botucatu (SP). Idosos são o principal público-alvo da vacinação em Garça, agora também a partir dos 85 anos
Divulgação
Algumas cidades do centro-oeste paulista começaram a vacinar idosos com 85 anos ou mais contra a Covid-19 a partir desta quarta-feira (10). Os municípios também seguem imunizando profissionais de saúde e idosos com mais de 90 anos.
Garça
Em Garça, a prefeitura informou que a expectativa é vacinar 207 pessoas na faixa etária entre 85 e 89 anos. A prefeitura defende que a imunização deste público é de extrema importância, pois, segundo estatísticas estaduais, 37% das pessoas acima de 85 anos que tiveram a Covid-19, morreram no decorrer da pandemia.
Apesar do início da imunização deste novo grupo, a prefeitura informa que a vacinação continua para a população de idosos acima de 90 anos de idade, o que representa um público-alvo de cerca de 140 pessoas nesta faixa etária na cidade.
Para facilitar o acesso dos idosos à vacinação, a Secretaria Municipal da Saúde organizou a imunização no sistema drive-thru, que acontece em frente ao estádio “Frederico Platzek”, das 9h às 16h, sem a necessidade de agendamento prévio.
Os idosos também podem ser vacinados nas unidades de saúde, mediante agendamento, e em domicílio, para atender os pacientes acamados e com dificuldades de locomoção.
Além disso, permanece a vacinação nas unidades de saúde para diversos outros grupos de trabalhadores e profissionais. O maior deles é o formado por profissionais autônomos da saúde que trabalhem na cidade. São eles:
Médicos
Enfermeiros
Nutricionistas
Fisioterapeutas
Terapeutas ocupacionais
Biólogos
Biomédicos
Farmacêuticos
Odontólogos
Fonoaudiólogos
Psicólogos
Assistentes sociais
Profissionais da educação física
Médicos veterinários (mais técnicos e auxiliares)
Trabalhadores de apoio na saúde (recepcionistas, seguranças, limpeza, etc)
Prossegue também a imunização, por agendamento nas USFs, dos cuidadores de idosos. Neste caso, é necessária a apresentação da carteira de trabalho ou declaração impressa e assinada do vínculo com a atividade no município de Garça.
Participam ainda desta etapa os funcionários do sistema funerário que tenham contato com corpos potencialmente contaminados.
Jaú
Em Jaú, a vacinação em idosos com 90 anos ou mais teve início na segunda-feira (8) e continua durante toda semana de forma escalonada. Já a partir desta quarta-feira (10), a Secretaria de Saúde vai ampliar o público da vacinação contra a Covid-19 na cidade, imunizando idosos de 80 a 89 anos.
As vacinas estão sendo aplicadas no sistema drive-thru no Jaú Clube localizado na Avenida João Ferraz Neto, das 8h às 12h, até sexta-feira (12).
Os idosos de 90 anos ou mais que se encontram acamados ou parcialmente dependentes recebem as vacinas em domicílio, mediante agendamento por telefone ou presencial nos postos de saúde a que pertencem.
Para ser vacinado, o idoso deve apresentar documento que comprove a idade, podendo ser identidade, CPF ou o número do Cartão Nacional de Saúde (“Cartão SUS”).
Agudos
A prefeitura de Agudos inicia nesta quarta-feira (10) a vacinação contra a Covid-19 de idosos do município com 85 anos ou mais com doses da CoronaVac.
A recomendação é para que familiares de idosos acamados ou domiciliados, procurem a unidade de saúde mais próxima para agendar a vacinação. Nesses casos uma equipe da prefeitura irá até o endereço para aplicar a dose da vacina.
Demais idosos com 85 anos ou mais, que não são acamados, deverão procurar diretamente o CCI (Centro de Convivência do Idoso). Neste caso, não será necessário fazer agendamento, apenas apresentar documento de identidade.
O atendimento no CCI será feito por ordem de chegada e ocorrerá sempre das 8h às 16h, até acabar o estoque das vacinas. O Centro de Convivência do Idoso (CCI) fica na Rua Rubens Venturini, número 150, na Vila Chácara Avato.
Botucatu
A Secretaria Municipal de Saúde vai começar a imunização de idosos entre 85 e 89 anos pelo sistema de drive-thru a partir das 8h deste sábado (13) no Largo da Catedral. Eles devem levar um documento oficial com foto e CPF.
Já os idosos com 90 anos ou mais que ainda não foram vacinados no drive na semana passada, poderão ser vacinados da seguinte forma:
Idosos com 90 anos ou mais sem restrições de mobilidade: as doses estarão disponíveis nas salas de vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde, nos dias 11 e 12 de fevereiro (quinta e sexta-feira);
Idosos com 90 anos ou mais acamados ou com mobilidade reduzida: doses serão aplicadas através de visita domiciliar ao longo dessa semana.
Veja mais notícias no G1 Bauru e Marília
VÍDEOS: mais assistidos da região
d