Cidades do centro-oeste paulista aplicam 2ª dose de vacina contra a Covid em idosos com mais de 90 anos


Vacinação desse público e também de profissionais da saúde foram mantidas em Bauru, Botucatu, Marília, Jaú e outras cidades. Parte do público de 77 a 79 anos foi vacinada nessas cidades, mas falta de doses interromperam a imunização. Cidades do centro-oeste paulista vacinam idosos com mais de 90 anos com segunda dose
TV TEM/ Reprodução
As prefeituras de cidades do centro-oeste paulista estão aplicando a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com mais de 90 anos e também profissionais de saúde. Na maioria, a imunização dos idosos com mais de 77 anos foi iniciada, mas precisou ser interrompida devido à falta de mais doses.
Em Bauru, a prefeitura informou que continua a vacinação para idosos com mais de 90 anos e profissionais da saúde que começaram a receber a segunda dose da CoronaVac. Para os idosos, as senhas são distribuídas a partir das 11h30 até às 15h nos 23 pontos de vacinação, que são que são todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e o Promai. (Confira aqui os endereços).
Apenas as UBSs da Vila Falcão, Geisel e Mary Dota não aplicam vacinas, uma vez que são unidades de referência para o tratamento Covid.
Vacina contra Covid-19 em Bauru: veja quem pode ser vacinado hoje e o que fazer
Já os profissionais e trabalhadores da saúde que receberão a segunda dose devem fazer o agendamento no site da Prefeitura de Bauru, com a aplicação sendo realizada no Cerest, que fica na rua Henrique Savi, 2-85, com data e hora marcado.
Orientações
A Secretaria de Saúde pede que a população esteja atenta aos pontos de vacinação, datas e horários em que poderá receber a vacina. Os idosos devem apresentar RG e CPF para tomar a vacina.
Para os profissionais da saúde, é obrigatória a apresentação do RG, CPF, e documento que comprove o vínculo do profissional com a saúde ou a carteira da entidade de classe. Para quem for tomar a segunda dose, importante levar o cartão recebido ao tomar a primeira dose da vacina.
Para a vacinação dos idosos, o pessoa que será vacinada deverá retirar a senha na unidade de saúde. Caso o idoso tenha alguma dificuldade de locomoção, um familiar poderá retirar a senha e aguardar com a pessoa que será vacinada na parte de fora da unidade, ou no carro, até que o número seja chamado. A senha é válida apenas para o mesmo dia em que for retirada.
Marília
Em Marília, a primeira dose para todos os públicos foi suspensa na cidade. Já a segunda dose está disponível para idosos a partir de 85 anos e os profissionais da saúde.
Para os idosos de 85 anos ou mais será realizado um drivre-thru no sábado (6), das 8 às 14h, na Comunidade Ágape, que fica na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 795, próxima ao Bosque Municipal
Também no sábado será a vacinação da segunda dose para os profissionais da saúde, das 8h às 14h, na APCD (Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas), que fica na avenida das Esmeraldas, 1.001.
Para esse público é necessário o agendamento que estará disponível a partir das 15h desta quinta-feira no site da prefeitura.
Botucatu
Idosos com mais de 90 anos são vacinados em Botucatu
TV TEM/ Reprodução
Em Botucatu, os idosos com mais de 90 anos vão receber a partir desta quinta-feira (4) em seis postos de saúde. A vacinação nos seis locais vai funcionar das 9 às 17h, confira os endereços:
UBS Jardim Cristina – Rua José Miguel Salomão, 705 – Jardim Cristina
UBS CECAP – Praça Carlos César, s/n – Vila Santana
CSE Vila Lavradores – Rua Dr Gaspar Ricardo, 181 – Vila dos Lavradores
USF Rubião Júnior – Rua Vicente Pimentel, 35 – Rubião Júnior
UBS Cohab I- Rua José Maurício de Oliveira, 345 – Cohab I
Espaço Saúde Dra Cecília Magaldi – Avenida Santana, 323, Centro
Um drive-thru também vai ser realizado neste sábado (6) para esse público, no Largo da Catedral, das 8 às 13h.
Outras cidades
Em Jaú, a Secretaria de Saúde realizaria até sexta-feira (5) dois drive-thrus na cidade, além das aplicações de doses nas UBSs, para imunizar com a primeira dose idosos de 80 a 89 anos e segunda dose para pessoas com mais de 90 anos e profissionais da saúde.
A 2ª dose para os idosos com mais de 90 anos é feita de acordo com a data da primeira dose, de forma escalonada, assim como a segunda dose para os profissionais da saúde.
Em Jaú são realizados drive-thrus em dois pontos da cidade
Prefeitura de Jaú / Divulgação
Os idosos com idades entre 80 e 89 anos estão recebendo a primeira dose até sexta-feira somente no Ginásio Flávio de Mello, no período da manhã, entre 8 e 12 horas.
Já os idosos que completaram o período para tomar a segunda dose, devem se dirigir até o novo Drive Thru no Estádio do XV de Jaú, período da manhã, das 8 às 12 horas, conforme vencimento do dia da primeira dose:
Quarta-feira (3) – vacinados em 8 de fevereiro
Quinta-feira (4) – vacinados em 9 de fevereiro
Sexta-feira (5) – vacinados em 10 de fevereiro
Sábado (6) – continuação dos vacinado em 10 de fevereiro
Os profissionais de saúde que receberam a primeira dose em 6 de fevereiro vão ser imunizados com a segunda dose neste sábado (6) , das 8 às 16 horas no Pronto-atendimento do São Judas.
A cidade de Ourinhos começou a imunizar os idosos com mais de 90 anos e os profissionais de saúde com a 2º dose da CoronaVac. A segunda dose para os profissionais de saúde é aplicada segundo o cronograma divulgado no diário oficial do município.
Já para os idosos com mais de 90 anos, um drive-thru do Recinto da Fabi é realizado nesta quinta-feira (4) para imunizar esse público com a segunda dose. Também no drive, idosos com mais de 82 anos podem receber a primeira dose.
Em Ourinhos, as doses são aplicadas no drive-thru
Adolfo Lima/ TV TEM
Em Assis, idosos com mais de 85 anos recebem a segunda dose em um drive-thru realizado nesta quinta-ferira e na sexta-feira no estacionamento da farmácia da Unimed, que fica na Avenida Rui Barbosa 1711, das 8h30 às 16h.
Para quem não participar do drive-thru, a vacina está disponível em quatro Unidade Básicas de Saúde (Vila Operária, Bonfim, Maria Isabel e Fiúzza) e duas escolas municipais (Bambalalão e Pequeno Polegar).
Lençóis Paulista começou a vacinar os idosos de 78 e 79 anos. A vacinação é realizada na frente das unidades de saúde em sistema drive-thru. Também está sendo aplicada a segunda dose de idosos com mais de 90 anos e profissionais da saúde.
Em Lins, a prefeitura informou que ainda tem doses disponíveis nos postos para aplicar a primeira dose nos idosos de 80 a 84 anos e segunda dose nos profissionais da área da saúde.
Veja mais notícias da região no G1 Bauru e Marília
VÍDEOS: Assista às notícias da região