Assis anuncia criação de hospital de campanha com 10 leitos de UTI para Covid


Unidade será instalada pelo governo do estado no lugar do hospital que seria aberto em Ourinhos. Em Botucatu, Hospital das Clínicas abriu 30 novos leitos. Hospital de campanha será instalado no AME de Assis
TV TEM/Reprodução
A prefeitura de Assis (SP) anunciou que a cidade vai abrigar um dos 11 hospitais de campanha anunciados pelo governo do estado no último dia 8. A unidade será montada no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) da cidade, no lugar do hospital que seria aberto em Ourinhos.
Segundo a prefeitura de Assis, o hospital terá 10 leitos de UTI e três leitos de enfermaria para o tratamento de pacientes com Covid-19. Além de Assis, Botucatu e Tupã também serão contemplados pelas unidades fornecidas pelo governo estadual.
A mudança do hospital de Ourinhos para Assis foi fruto de uma negociação entre os prefeitos das duas cidades e o estado. De acordo com a prefeitura de Ourinhos, o município preferiu que o governo de São Paulo desse prioridade ao repasse para o hospital de campanha já existente na cidade, montado em um hotel.
Hospital de campanha será aberto em Assis após decisão do governo estadual
A prefeitura de Ourinhos informou que o hospital corria o risco de fechar no final do mês se precisasse contar apenas com a verba da cidade. Por isso, o estado afirmou que vai repassar cerca de R$ 650 mil para Ourinhos para ajudar no pagamento das despesas da unidade.
Já o outro hospital que seria implantado no AME da cidade será realocado para Assis. Inicialmente, o governo do estado pretendia entregar os hospitais de campanha até 31 de março, no entanto, com a mudança no cronograma, a unidade de Assis poderá ter atrasos para começar a funcionar.
Apesar de instalado em Assis, o novo hospital vai acolher pacientes de toda a região, por meio da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross).
Botucatu
Hospital das Clínicas de Botucatu abre novos leitos de UTI
Já em Botucatu, o Hospital das Clínicas anunciou nesta quarta-feira (17) a abertura de 30 novos leitos para atender pacientes com Covid-19. São 10 leitos de UTI e 20 de enfermaria, que já estão em funcionamento.
Com o aumento, o HC passa a ter 110 leitos no total, send 40 de UTI e 70 de enfermaria. Nesta quinta-feira (18), o hospital já estava com 36 dos 40 leitos de UTI ocupados (90%).
Veja mais notícias do G1 Bauru e Marília
VÍDEOS: Assista às reportagens da região