Boas práticas para uma liderança e gestão de qualidade

Para manter uma gestão de qualidade e uma liderança exemplar, é essencial que o líder desenvolva práticas para aperfeiçoar seu comportamento na empresa. Por isso, o empresário Marco Antonio Carbonari traz dicas fundamentais para um gestor aplicar no seu cotidiano empresarial e garantir uma melhor performance no ambiente de trabalho. 

Confiança e Segurança são base

Essas duas características, segundo Marco Antonio Carbonari, são fundamentais na composição de um bom líder, pois – ao transmitir esses aspectos aos colaboradores – trará estabilidade e inspiração para os que compõem seu ambiente de trabalho. Contudo, o empresário reforça que essas duas características devem estar sempre equilibradas e trabalhadas com bom senso. 

Encare novos desafios 

Um bom líder não possui relutância em correr riscos e encarar desafios que sabe que podem ocasionar melhorias e sucessos para a companhia, por isso, Marco Antonio Carbonari ressalta que esse traço é fundamental no perfil de um gestor. Por mais que, algumas vezes, os desafios não transmitam resultados positivos, é essencial mostrar que erros podem ocorrer e ser contornados de modo que não desmotive ou desestabilize a vontade de encarar riscos novos. 

Motive a sua equipe e promova um bom relacionamento

Uma boa prática do líder é motivar os colaboradores para que eles se sintam bem durante o trabalho e consigo mesmos. Por isso, Marco Antonio Carbonari recomenda que os gestores auxiliem os funcionários a alcançarem seus objetivos. Outro ponto fundamental é a promoção e incentivo do relacionamento da equipe, que aumenta o trabalho de time e a colaboração interna para o objetivo comum. 

Saiba ouvir seus colaboradores

A comunicação é um dos pilares para estabelecer uma liderança eficaz no meio empresarial. Desse modo, Marco Antonio Carbonari traz um aspecto comunicativo essencial para um bom ambiente de trabalho: saber ouvir aqueles que compõem sua equipe. É através do trabalho com a escuta que pode-se entender todos os lados, criar conexões e tomar decisões mais certeiras. 

Seja transparente sobre os objetivos da empresa

Para conduzir o time para cumprir com os objetivos da empresa, é primordial que o lidar saiba se comunicar com seus colaboradores, de modo que transmita com clareza os rumos da companhia. Com isso, o movimento de condução das atividades e focos será melhor encaminhado por parte dos funcionários, explica Marco Antonio Carbonari.

Realize feedbacks 

Por fim, a última prática indicada pelo empresário Marco Antonio Carbonari é realizar feedbacks com frequência. Aumentar a quantidade de devolutivas, faz com que se obtenha um acompanhamento cotidiano e mais próximo dos colaboradores, isso auxilia no direcionamento das tarefas da equipe, promovendo melhorias nas entregas e ações. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui