A uva Syrah – por Marco Antonio Carbonari

Marco Antonio Carbonari é o proprietário da vinícola Villa Santa Maria junto de sua esposa Cécília Carbonari. A Villa Santa Maria, considerada um dos destinos imperdíveis dentre as mais renomadas vinícolas brasileiras pela revista Exame, tem como a uva Syrah uma de suas queridinhas para a produção dos seus deliciosos vinhos Brandina. Hoje Marco Antonio Carbonari nos contou um pouco mais a respeito dessa uva tão antiga.

A uva Syrah é uma das castas mais antigas existentes e segundo Marco Antonio Carbonari, possui uma longa história, vindo a se tornar uma das mais cultivadas apenas nas últimas décadas.

Marco Antonio Carbonari conta que parte do sucesso da uva se dá pelo fato de ser adaptável aos mais diferentes climas e ambientes. A Syrah é encontrada tanto na França, como na China e Estados Unidos.

A origem da casta Syrah é extremamente antiga, cercada de lendas e mistérios. Contudo, a história mais aceita pelos historiadores e especialistas é que a casta é genuinamente francesa, descendente de outras espécies de uvas. Porém, mesmo com a tecnologia atual, não foi possível descobrir em qual século essa uva surgiu, conta Marco Antonio Carbonari.

Marco Antonio Carbonari revela que sua principal característica é a casca, que tem um corante extremamente concentrado, tornando-a quase negra, além de sua grossura, que a torna muito resistente. O grande porém é que, se cultivada em altos volumes por hectare pode ter sua qualidade comprometida.

Os aromas e sabores tendem a sofrer leves mudanças de acordo com o terroir, mas geralmente possuem coloração escura, sabor potente com médio corpo e taninos amaciados. Na maioria das vezes os vinhos são secos e possuem uma acidez regular. 

Segundo Marco Antonio Carbonari, a cata é base de vários vinhos que demonstram a singularidade de cada região, sendo mais concentrada em uma região e/ou de melhor qualidade em outra.

Em relação a harmonização, o especialista os conta que, por conta do sabor complexo, os vinhos produzidos com a Syrah harmonizam incrivelmente bem com pratos feitos a partir de ingredientes intensos como carne bovina, porco, cordeiro, queijos amarelos e temperos fortes como cebola, alho, pimenta e etc.

Vale ressaltar que Syrahs de estilo mais leve e frutado fica ótimo acompanhado de hambúrgueres e lasanha de berinjela com queijos.

Marco Antonio Carbonari possui uma variedade de vinhos Brandina com base nessa uva tão deliciosa, ficou com vontade? Visite a vinícola e faça uma degustação marcando um horário pelo WhatsApp: (12) 9 9746-6298.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui