A uva Merlot – Marco Antonio Carbonari

A vinícola Villa Santa Maria foi considerada pela revista Exame uma das mais incríveis vinícolas brasileiras na qual merece destaque, sendo assim Marco Antonio Carbonari, proprietário e especialista, nos contou hoje um pouco mais sobre uma das uvas mais usadas para a elaboração da bebida Brandina: a uva Merlot.

Quando falamos sobre as uvas destacadas no Brasil a Merlot é prontamente a mais consumida. Marco Antonio Carbonari conta que a uva é cultivada por todo o país, agradando os mais diversos paladares.

Marco Antonio Carbonari diz que essa espécie de uva veio do Oriente Médio para a França, logo em seguida conquistando o mundo. Em 1855 ela já estava nos registros de uvas tintas cultivadas na Itália, sendo nos dias atuais a mais cultivada no planeta, já que possui uma grande adaptabilidade com os mais diversos solos e climas.

O especialista nos conta que existem duas formas de colheitas, sendo elas o padrão internacional e o padrão francês. O padrão internacional  se dá a vantagem de o amadurecimento da uva ocorrer em qualquer momento do ano, podendo ficar mais ou menos no cacho. Já no padrão francês, a uva pode ser colhida somente em seu momento exato, mantendo a bebida elegante e original.

Marco Antonio Carbonari conta também algumas curiosidades sobre a uva, veja:

  • A Merlot possui uma versão branca: é pouco usual pelo fato de a casca da uva Merlot agregar maior parte do aroma e sabor do vinho, mas ainda sim existe;
  • É base para uma variedade de vinhos: essa uva é bem versátil, podendo elaborar vinhos mais jovens, delicados e leves e etc.
  • Os valores variam muito: A maioria dos vinhos Merlot possui um preço acessível, mas alguns vão às alturas dependendo da safra.
  • Nobre: a procedência dessa usa, Marco Antonio Carbonari explica, vem de outras duas muito respeitadas a Cabernet Franc e a Magdeleine Noire des Charentes.

Marco Antonio Carbonari conclui convidando-os a uma visita à vinícola Villa Santa Maria, onde você poderá degustar vinhos Brandia a base de uvas Merlot e conhecer ainda mais sobre essa espécie.

Agende uma visita: (12) 9 9746-6298.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui