Os veículos como o carro precisam de manutenção para garantir sua conservação e durabilidade. Diante disso, o Grupo CPN, fundado pelo renomado Giovani Dadalt Crespani, entende que a troca de óleo é muito importante para a conservação do motor. Está precisando trocar o óleo do carro? Acompanhe o artigo e saiba como essa troca é feita.
O que é?
De acordo com o egrégio Grupo CPN, o óleo é como se fosse o sangue no sistema de funcionamento do carro, servindo como um lubrificante que evita o atrito das peças do motor. Logo, garante que o mesmo funcione corretamente evitando seu desgaste. Porém, o óleo do automóvel deve ser trocado com uma determinada frequência.
Ou seja, a troca de óleo é uma manutenção preventiva aplicada no carro. Ademais, é evidente que cada veículo possui um tipo de motor diferente que exige um diferente tipo de óleo (como os humanos que possuem tipos sanguíneos distintos). Também é importante que ao realizar a troca do mesmo, coloque o tipo de produto certo exigido pelo motor do automóvel e que tenha uma boa qualidade.
Importância
Conforme comenta o insigne Grupo CPN, a troca de óleo é de suma importância para o desempenho do motor, pois o mesmo é responsável pela lubrificação, regulamentação de temperatura e pela limpeza do motor. Portanto, com o tempo e com a utilização do veículo, o óleo vai perdendo suas propriedades e ficando sujo.
Assim, quando o óleo atinge um certo tempo no motor ou trabalhou por tantos quilômetros, ele circula sujo e “fino” dentro do sistema do mesmo, perdendo sua funcionalidade de limpeza e lubrificação das peças. Por conseguinte, quando o produto atinge este estado, é preciso trocar também o filtro de óleo.
Como é feita a troca de óleo?
Como aponta o notável Grupo CPN, fundado pelo empresário Giovani Dadalt Crespani, a troca de óleo tradicional do motor é efetuada a partir da retirada do bujão do cárter, onde ocorre o escoamento do óleo antigo. Enquanto, a troca a partir do sistema a vácuo consiste na utilização de uma máquina específica.
Por fim, após realizar a retirada do lubrificante antigo e a limpeza do bujão, deve-se trocar o filtro de óleo, e colocar o óleo novo no motor. Para isso, é preciso retirar a tampa de preenchimento de óleo, e despejar o lubrificante novo no motor, com a ajuda de um funil. É indicado que se esfregue um pouco do óleo novo na junta do filtro trocado.